Chamada Dossiê “Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização” - Edição 50 - Linha Mestra

2023-01-29
Os debates acerca das práticas pedagógicas de leitura e escrita no contexto escolar ganham destaque nas esferas educacionais, culturais e políticas, uma vez que a emergência e a urgência do uso da cultura escrita na sociedade atual impõem que o sujeito participe de situações cotidianas de letramento. As concepções teórico-metodológicas apontam diferentes perspectivas que, por vezes, tornam-se alvo de controvérsias, desafios, medos, angústias e, até mesmo, dúvidas, por parte das/os professoras/es alfabetizadoras/es. Em se tratando das práticas de alfabetização, frequentes inquietações emergem do contexto educacional, tais como: o que fazer para promover o aprendizado da leitura e da escrita? Como fazer? Quando e para que se deve fazer?
Nessa direção, este dossiê tem por objetivo reunir diferentes estudos e pesquisas sobre a temática do ensino de leitura e da escrita em contextos escolares, de modo a apresentar um panorama das discussões contemporâneas que abarcam o contexto das práticas de alfabetização. É um espaço para reunirmos um coletivo de pesquisadoras/es e professoras/es, para reafirmarmos o que Magda Soares impunha ao campo da alfabetização, no I Congresso Brasileiro de Alfabetização, promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2013: “ainda que reconhecendo múltiplos SABERES e múltiplos FAZERES, não nos fecharmos excessivamente cada um, cada grupo, na sua certeza, mas juntarmos as nos sas certezas para realizarmos o nosso QUERER para a alfabetização” (SOARES, 2014, p. 35). 
Eis, pois, o nosso convite!
Organizadores:
Prof. Juliano Guerra Rocha (UFJF)
Profa. Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA)

Envio de textos até: 10/06/2023.
Publicação em agosto de 2023.
Os textos podem ser artigos resultados de pesquisas ou relatos de experiências.
A submissão dos textos será na plataforma da Revista Linha Mestra (https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/index) com o cadastro do autor e coautores.
Os textos devem seguir as diretrizes para autores está disponível na página da revista:
(https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/about/submissions#authorGuidelines) e apresentar revisão de língua portuguesa.