A MULTIPLICIDADE LINGUÍSTICO-SEMIÓTICA DO GÊNERO MEME: IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p77-87

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, leitura de memes, textos multimodais.

Resumo

A evolução de tecnologias digitais provoca alterações nos modos de organização dos discursos e, nesse contexto, ganha espaço o meme, um gênero impulsionado pelo advento da internet e das redes sociais. Este estudo tem como objetivo apresentar possibilidades de análises para memes. Para tanto, empreende-se uma pesquisa teórica fundamentada em Bakhtin (1998); Dawkins (2007); Furtado (2019); e Rojo e Barbosa (2015). Além disso, quatro memes são analisados à luz do referencial teórico, explorando potencialidades desse gênero e lançando um olhar mais atento aos recursos linguístico-semiótico-discursivos utilizados. A partir da pesquisa empreendida, os resultados demonstram que, para a realização de uma leitura mais crítica de memes, é relevante assumir uma atitude responsiva ativa, garantindo um posicionamento crítico em relação aos seus discursos.

Biografia do Autor

Guilherme Melo, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Letras (Universidade Federal de Lavras). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisa nos seguintes temas: práticas de leitura; práticas de letramento e leitura de textos multimodais.

Jaciluz Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística (Universidade Federal de Juiz de Fora). Mestra em Educação (Universidade Federal de Lavras). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Faculdade do Noroeste de Minas). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora). Bacharela em Comunicação Social (Universidade Federal de Juiz de Fora). Tem experiência nas áreas de Educação e Formação Docente; Linguística Aplicada e Língua Portuguesa; Tecnologia Educacional e Comunicação, com pesquisa nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras (Centro Universitário de Patos de Minas). Graduada em Letras - Português/Espanhol (Universidade de Uberaba). Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Uberlândia). Possui Curso de Especialização em Linguística (Centro Universitário de Patos de Minas). Mestra em Linguística (Universidade Federal de Uberlândia). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisa nos seguintes temas: Aquisição da Linguagem, Leitura/Escrita de textos multissemióticos, Textualização de produções multissemióticas, Ensino de Língua Portuguesa, Linguagens e Formação de professores.

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Publicado

2023-01-29

Edição

Seção

Dossiê – Artigos