PROFESSORAS LEITORAS DE LIVROS ILUSTRADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p28-39

Palavras-chave:

Leitura, livro ilustrado, ensino fundamental.

Resumo

Esse artigo tem como propósito discutir as práticas de leitura que promovem aprendizagens considerando a formação do leitor e as ações leitoras potencializadas nos diálogos formativos realizados durante o percurso de pesquisa. O corpus é constituído por livros ilustrados de diferentes autores e o trabalho traz como fontes, relatos e experiências de leitura de três professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública. Espera-se que essa proposição reverbere em estudos que sejam utilizados para o trabalho em sala de aula já que atuamos com os responsáveis por fazer com que as crianças e jovens aprendam cada vez mais sobre a leitura. Para literatura infantil, consideramos os ideários discutidos por Cosson (2022) e Oliveira (2008), quanto à leitura, apoiamos nossas análises em Andruetto (2012), Goulemot (2001), Colomer (2007), e para os aspectos relacionados ao livro ilustrado, ancoramos os estudos em Linden (2011), Salisbury e Styles (2013).

Biografia do Autor

Andrea Rodrigues Dalcin, Secretaria Municipal de Educação/Cajamar/SP

Graduada em Pedagogia (Universidade Padre Anchieta), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É supervisora de ensino na Secretaria Municipal de Educação de Cajamar/SP. Tem experiência na área de formação de professores e gestão escolar e pedagógica da educação básica, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil, leitura, livro ilustrado e alfabetização.

Referências

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.

CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda Books, 2018.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. Trad. C. Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001, p. 107-116.

LARROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. D. Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins de Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-29

Edição

Seção

Dossiê – Artigos