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Autores

  • Vanessa Cristina Girotto Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) https://orcid.org/0000-0003-2802-7240
  • Elizabeth Orofino Lúcio Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Cláudia Almeida Martins Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas/MG (2022)

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p47-58

Palavras-chave:

Alfabetização, criança, família.

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida a partir de dados recolhidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no ano de 2021, teve por objetivo discutir estudos que abordaram a participação da família em escolas cujas crianças encontram-se em fase de alfabetização. O estudo partiu da hipótese de que, quando a relação entre família e escola se faz de forma mediada pelo diálogo, as relações entre presença, pertencimento e participação impactam no processo de alfabetização. Nesse sentido, a pesquisa assume uma perspectiva qualitativa de abordagem bibliográfica segundo Salvador (1981), em articulação com os estudos de Vygotsky (1991), Freire (2005), Freire e Shor (2011), Smolka (1999), Geraldi (2005) e Ariés (2012). Os resultados indicam que é preciso compreender o processo complexo da relação família e escola, o que exige uma perspectiva em que famílias e a comunidade estejam presentes ao longo do processo de alfabetização infantil.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Atua como professora nas Licenciaturas e no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Didática, áreas de concurso. Colabora com a disciplina de Estágio e Formação de Professores(as). Coordena o Grupo de Pesquisa Educateliê (CNPQ, 2019). A ênfase de seu trabalho acadêmico (pesquisa e de extensão) está na linha de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as) na perspectiva Freiriana; Ensino e Aprendizagem; EJA. Na extensão desenvolve trabalhos de leitura com sujeitos privados de liberdade; alfabetização e formação de professores. Formada em Pedagogia (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos. É membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). É ativista pela justiça social.

Elizabeth Orofino Lúcio, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Ciências da Educação, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES). Fundadora e coordenadora do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente, do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPASEA (CNPQ), do Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará, do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará e do projeto Farinhada Literária. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa-Portugal, como bolsista CAPES/PSDE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Informática Aplicada à Educação, Gramática Gerativa e Cognição (UFRJ), Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura, escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e política pública. Atualmente é coordenadora da Associação Brasileira de Alfabetização da Região Norte.

Ana Cláudia Almeida Martins, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas/MG (2022)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas/MG. Tem experiência com projetos de extensão e pesquisa na área de alfabetização e realizou Trabalho de Conclusão de Curso com o seguinte tema " A relação família-escola."

Referências

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Publicado

2023-01-29

Edição

Seção

Dossiê – Artigos