CARTOGRAFANDO IMAGENS O CADERNO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA OFICINA DE CINEMA NA ESCOLA
Resumo
Por meio do acompanhamento de uma oficina de criação cinematográfica em uma escola, emergiram escritas e leituras a partir das imagens produzidas. Essas, por sua vez, influenciaram na maneira como foi lida a oficina/intervenção/contexto, já que, em contato com os materiais-fatos-sensações-pensamentos anotados, frutificavam novos afetos que orientavam o caminho desenhado ao longo da pesquisa.Referências
BERGALA, Alain. A Hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.
ESCÓSSIA, Liliana; KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Meridional, 2015.
FRESQUET, Adriana. Cinema & Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 128 p.
FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da Obrigatoriedade do Cinema na Escola, Notas para uma Reflexão sobre a Lei 13006/14. In: FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: a lei 13006 – Reflexões, Perspectivas e Propostas. Ouro Preto: Universo, 2015. p. 5-23.
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: Educação, Política e Mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2007.