Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Linha Mestra
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Buscar
Registrarse
Entrar
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 36 (2018)
Vol. 12 Núm. 36 (2018)
Publicado:
2019-02-13
Número completo
PDF (Português (Brasil))
Editorial
EDITORIAL
Alik Wunder, Marcus Novaes
1
PDF (Português (Brasil))
Vivências e Rodas de Conversa
VIVÊNCIAS E RODAS DE CONVERSA COMPOR PARA SI UM CORPO: ENTRE FILOSOFIA E ARTE
Maria dos Remédios de Brito, Breno Filo Creão de Sousa Garcia
2-10
PDF (Português (Brasil))
LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO: A PLURALIDADE DAS PRÁTICAS
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Maria das Dores Soares Maziero, Silvia Aparecida Santos de Carvalho
11-14
PDF (Português (Brasil))
UMA ESCUTA SENSÍVEL: A PRODUÇÃO TEXTUAL PELA LEITURA DAS EMOÇÕES E SENTIDOS
Adriana Ofretorio de O. M. Martinez, Viviani Domingos Castro, Liliam Ricarte de Oliveira
15-19
PDF (Português (Brasil))
PARA ALÉM DA SALA ESCURA: EXPERIMENTAÇÕES COM VÍDEO-INTERVENÇÃO
Marina Mayumi
20-29
PDF (Português (Brasil))
LEITURA, ESCRITA E TECNOLOGIA PARA APRENDIZES SURDOS
Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Lívia Letícia Belmiro Buscácio
30-36
PDF (Português (Brasil))
O TEXTO (IN)VISÍVEL DOS LIVROS DE IMAGENS: A (TRANS)FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS LEITORES
Bárbara Cortella Pereira de Oliveira, Nilza Cristina Gomes de Araújo
37-50
PDF (Português (Brasil))
DEVIR NATUREZA DA PALAVRA: CORPOS POÉTICOS EM MOVIMENTO
Eliana Kefalás Oliveira, Renata Ferreira da Silva
51-59
PDF (Português (Brasil))
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCADORA CECÍLIA PAVANI AO USO DA MÍDIA NA SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO CORREIO ESCOLA
Fabiano Ormaneze, Ângela Junquer, Elizena Cortez, Ezequiel Theodoro da Silva, Marcelo Pereira
60-71
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA POSTA EM CRISE: DISCURSOS QUE MOBILIZAM O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES
Geniana dos Santos
72-76
PDF (Português (Brasil))
LINHAS, GRAFISMO E LEITURAS DISSIDENTES: DA RELAÇÃO NATUREZA/CULTURA ÀS MARCAS NA HISTÓRIA
Sheila Daniela M. Santos, Letícia Medeiros dos Santos
77-84
PDF (Português (Brasil))
CINEMA E EDUCAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO SOBRE O SERTÃO MINEIRO
Giovana Scareli, Valeria Cristina da Silva Paiva
85-93
PDF (Português (Brasil))
RODA DE CONVERSA: IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS INDÍGENAS: CURRÍCULOS, LEITURAS E ESCRITAS
Beatriz Sales da Silva
94-101
PDF (Português (Brasil))
ESPAÇOS QUE GRITAM: CRIAÇÃO COLETIVAS DE OUTRAS FORMAS DE LIVROS E DE LEITURAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS QUE NÃO LÊEM LETRAS
Gabriela G. de C. Tebet, Lilia Marilena Morette de Andrade, Conceição de Araujo Marques, Cícera Martins Palmeira Martins Palmeira, Maria Claudia Bullio Fragelli
102-115
PDF (Português (Brasil))
A POESIA NA AÇÃO POÉTICA DE ESCRITA DE CARTAS
Tina Zani
116-119
PDF (Português (Brasil))
Comunicações Orais
A VOZ QUE CONSTITUI O PROFESSOR
JUAREZ FRANCISCO DA SILVA, EVELISE MARIA LABATUT PORTILHO, HELTON ROBERTO REAL
VIDAS SECAS: DAS PALAVRAS PARA AS IMAGENS ATRAVÉS DO OLHAR ADOLESCENTE
Suzana Abrunhosa, Maria Lucia Suzigan Dragone
120-124
PDF (Português (Brasil))
OS CONGRESSOS DE LEITURA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO (1978-1987): DIÁLOGOS INICIAIS
Renata Aliaga
125-127
PDF (Português (Brasil))
A LINGUAGEM DO ‘CORPO EXPRESSIVO’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
Janaina de Sousa Aragão, Laura Noemi Chaluh
128-131
PDF (Português (Brasil))
IMPLICAÇÕES E BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Marilza Borges Arantes
132-136
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS – PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONTEXTO SOCIOCOULTURAL DO EDUCANDO
Marilza Borges Arantes
137-141
PDF (Português (Brasil))
IMAGEM: CONCEITOS QUE PERMEIAM UMA SOCIEDADE NOS DISCURSOS, NO ESPAÇO E NO TEMPO
Symone Angélica Cesar da Silva Augusto, Elaine Filomena Paiva Assolini
142-145
PDF (Português (Brasil))
PROBLEMATIZANDO O CURRÍCULO DA ALFABETIZAÇÃO: CICLO, TEMPO E PLANEJAMENTO EM QUESTÃO
Bonnie Axer
146-150
PDF (Português (Brasil))
MAL ESTAR NA/DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E CUIDADO (DE SI)
Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Márcia Aparecida Amador Mascia
151-157
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: IMPACTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Priscila Domingues de Azevedo
158-162
PDF (Português (Brasil))
POR ENTRE PEDRAS, GAVETAS, BARATOS: A ESCRITA POÉTICA NO CENTRO DA RODA
Eliane Aparecida Bacocina
163-170
PDF (Português (Brasil))
A MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS SALAS DE LEITURA
Karen Cézar Baptista, Thiago Moura Camilo
171-175
PDF (Português (Brasil))
UMA LEITURA DE UM CONTRATO COM DEUS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SALA DE LEITURA
Karen Cézar Baptista, Tatiana Fadel, Cláudia Beatriz de C. Nascimento Ometto
176-180
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DE IMAGENS VERBAIS E VISUAIS EM O VELHO, DE MÁRIO QUINTANA
Dayse Oliveira Barbosa
181-185
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DO CONTEXTO CULTURAL EM JOÃO E MARIA, DOS IRMÃOS GRIMM, E FILHOS DO PARAÍSO, DE MAJID MAJIDÍ
Dayse Oliveira Barbosa
186-190
PDF (Português (Brasil))
NAVALHA NA CARNE, HOJE
Paulo Roxo Barja, Cláudia Regina Lemes
191-196
PDF (Português (Brasil))
POR QUE LER ADORNO HOJE? UMA REFLEXÃO SOBRE A SEMIFORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADA
Paulo Roxo Barja, Cláudia Regina Lemes
197-200
PDF (Português (Brasil))
ESCULPINDO A SI MESMO: A SUBJETIVAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EAD ATRAVÉS DE SUA ESCRITA DE SI
Maria Amélia A. Nader Bartholomeu
201-205
PDF (Português (Brasil))
OS EFEITOS DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP)
Milene Bazarim
206-213
PDF (Português (Brasil))
CURTINDO LITERATURA: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Simone Lopes Benevides
214-219
PDF (Português (Brasil))
IMAGENS PUXAM PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Simone Lopes Benevides, Josiane de Souza Soares
220-224
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DO SEMINÁRIO À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE
Fabrini Katrine da Silva Bilro, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Ana Cláudia de França
225-229
PDF (Português (Brasil))
O PAR EDUCATIVO: AS VOZES DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NOS DESENHOS
Caroline Elizabel Blaszko, Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, Evelise Maria Labatut Portilho
230-233
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INTERPRETAÇÃO DAS VOZES DOS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Caroline Elizabel Blaszko, Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Juarez Francisco da Silva
234-238
PDF (Português (Brasil))
O (DESA)SOSSEGO DE SUJEITOS-PROFESSORES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Renata Maira Tonhão Bolson, Filomena Elaine P. Assolini
239-243
PDF (Português (Brasil))
LITERATURA PARA CRIANÇAS: FESTA NO CÉU EM DIFERENTES VERSÕES
Claudia Leite Brandão, Renata Junqueira de Souza
244-248
PDF (Português (Brasil))
“UMA CONVERSA FORA DO ARMÁRIO”, DENTRO DA ESCOLA: A IGUALDADE DE GÊNERO COMO POLÍTICA EXTENSIONISTA NO IFSUL
Kim Amaral Bueno
249-253
PDF (Português (Brasil))
A INTERTEXTUALIDADE A PARTIR DA LEITURA DE UMA FOTOGRAFIA DO AMBIENTE ESCOLAR ARTICULADA A UMA POESIA
Wallace Alves Cabral
254-259
PDF (Português (Brasil))
ESCUTANDO SINAIS: LEITURAS DE PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM DE SURDOS
Hector Renan da Silveira Calixto, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alexandre do Amaral Ribeiro
260-267
PDF (Português (Brasil))
CARTOGRAFANDO IMAGENS O CADERNO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE UMA OFICINA DE CINEMA NA ESCOLA
Pedro Paoli Guedes de Camargo
268-273
PDF (Português (Brasil))
(DES)CONSTRUINDO DOM CASMURRO: OS RESUMOS COMO FATOR COMPLEMENTAR A LEITURA DO CLÁSSICOq
Paula Crepaldi Campião
274-278
PDF (Português (Brasil))
VLOGS LITERÁRIOS: O YOUTUBE COMO POSSÍVEL INCENTIVO A LEITURA
Paula Crepaldi Campião
279-282
PDF (Português (Brasil))
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Cíntia Maria Cardoso
283-288
PDF (Português (Brasil))
OUVIR, LER E ANALISAR CRÔNICAS LITERÁRIAS
Joselina Alves Cardoso, Claudine Faleiro Gill, Rosana Alves Simão dos Santos
289-298
PDF (Português (Brasil))
MEDIAÇÃO DE LEITURA E A RECEPÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE
Valéria Rocha Aveiro do Carmo
299-302
PDF (Português (Brasil))
O LETRAMENTO ESCOLAR COMO PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Claudia Adriana Silva de Mello Carvalho
303-307
PDF (Português (Brasil))
ERICO VERÍSSIMO E O PRAZER DA LEITURA EM SUA AUTOBIOGRAFIA
Michele Ribeiro de Carvalho
308-310
PDF (Português (Brasil))
A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rodrigo Saballa de Carvalho, Vitória Bassan Metz
311-313
PDF (Português (Brasil))
AS CRÍTICAS AO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: TENSÕES E DISPUTAS TEÓRICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rodrigo Saballa de Carvalho, Vitória Bassan Metz
314-316
PDF (Português (Brasil))
A CARTILHA GRAMMATICA DA LINGUA PORTUGUESA COM OS MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA (1539), O COMPÊNDIO DE DOUTRINA CRISTÃ DE LUYS DE GRANADA (1559), O COMPÊNDIO DE DOUTRINA CRISTÃ NA LINGUA PORTUGUESA E BRASILICA DE JOAM PHELLIPE BETTENDORFE (1678) E O ENSINO DA LEITURA NO BRASIL DO SÉCULO XVI
Silvia Aparecida Santos de Carvalho
317-329
PDF (Português (Brasil))
LER, (RE)COLHER, ARMAZENAR EXPERIÊNCIAS: COLHENDO SABERES DE CECÍLIA MEIRELES NA ESCOLA PÚBLICA
Antonilma Santos Almeida Castro, Edna Ribeiro Marques Amorim
330-332
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIA E INFÂNCIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE METODOLÓGICA COM O CONTO “HÓSPEDE SECRETO”, DE MIGUEL SANCHES NETO
Alzira Fabiana de Christo
333-338
PDF (Português (Brasil))
INSTALAÇÃO POÉTICA: PESQUISA-AÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
Denise Stefanoni Combinato, Josiane Maria Medeiros Augusto
339-341
PDF (Português (Brasil))
SEMENTES PARA O CORPO E A ALMA
Denise Stefanoni Combinato, Josiane Maria Medeiros Augusto
342-344
PDF (Português (Brasil))
FICÇÃO CIENTÍFICA: O ESCRITOR E O LEITOR (DES)AUTORIZADOS PELA CIÊNCIA
Verônica Alves dos Santos Conceição
345-349
PDF (Português (Brasil))
HIPERCONTO NA CIBERCULTURA: NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA
Verônica Alves dos Santos Conceição
350-354
PDF (Português (Brasil))
NOTAS SOBRE O QUE É A ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
Mirele Corrêa, Michele Martinenghi Sidronio de Freitas
355-360
PDF (Português (Brasil))
CINEMA E FORMAÇÃO CULTURAL: OS PROCESSOS SIGNIFICATIVOS E A EXPERIÊNCIA DO SUJEITO-ESPECTADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS IMAGENS E SONS
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
361-365
PDF (Português (Brasil))
SEXUALIDADE E LITERATURA
Dhemersson Warly Santos Costa
366-371
PDF (Português (Brasil))
...SARGENTO GARCIA ATRAVESSOU O DESERTO...
Dhemersson Warly Santos Costa, Maria dos Remédios de Brito
372-375
PDF (Português (Brasil))
JOGOS, BRINCADEIRAS E DESENVOLVIMENTO SIMBÓLICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria Carolina Branco Costa, Patrícia Lopes da Silva
376-381
PDF (Português (Brasil))
ASLINGUAGENSDAMEMORIANOTEMPOPRESENTEDOSMIGRANTESDAVILA DOINCRA
Maria Clelia Pereira da Costa
382-386
PDF (Português (Brasil))
“SERES DE LINGUAGEM”, “HERÓIS MUDOS”: UMA GENEALOGIA ERRÁTICA PARA A LINGUAGEM EM Ó, DE NUNO RAMOS
Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho
387-391
PDF (Português (Brasil))
A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS QUE FREQUENTAM AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Rita de Cassia Cristofoleti
392-396
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO E DE IMAGINAÇÃO PARA AS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Rita de Cassia Cristofoleti
397-402
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DE LITERATURA INFANTIL PELAS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO E PELAS CRIANÇAS: DISSONÂNCIAS OU CONSONÂNCIAS?
Cláudia de Oliveira Daibello, Ana Cristina Ayres Motta, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
403-406
PDF (Português (Brasil))
RELAÇÕES DO SUJEITO (NÃO) LEITOR COM A LEITURA: REFLEXÕES A PARTIR DE GRACILIANO RAMOS
Isis da Silva Limas Damasio, Angélica Silvestre Pereira Ferreira, Géssica Keila Cardoso Silva da Rosa
407-413
PDF (Português (Brasil))
UMA ANÁLISE DO GÊNERO CAPA DE JORNAL: UMA LEITURA DOS (NÃO)DITOS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Jaciluz Dias, Helena Maria Ferreira
414-417
PDF (Português (Brasil))
LETRAMENTO ACADÊMICO E OS FENÔMENOS DO SABER–ESCREVER: PERSPECTIVAS DISCENTES
Kátia Diolina, Ana Elisa Jacob, Luzia Bueno
418-422
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS DE TEXTUALIZAÇÃO: UMA LEITURA DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO E DOS DISPOSITIVOS DIDÁTICOS ADOTADOS PARA A ESCRITA DE TEXTOS
Eliene Santos Estácio
423-432
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DISSONANTES ACERCA DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR: AS ARMADILHAS DA MEDICALIZAÇÃO
Daniele Aparecida Biondo Estanislau, Mônika Menezes da Costa Stefani
433-437
PDF (Português (Brasil))
CONSTRUINDO NOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DA LEITURA DE AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Ana Cláudia da Silva Evaristo
438-443
PDF (Português (Brasil))
OS EFEITOS DA INTERAÇÃO MEDIADA POR CARTAS NOS LETRAMENTOS DOS ALUNOS
Ana Cláudia da Silva Evaristo, Milene Bazarim
444-450
PDF (Português (Brasil))
A POESIA DE DONIZETE GALVÃO SOB O SIGNO DA METRÓPOLE
Arlete de Falco
451-456
PDF (Português (Brasil))
ENTRE ESCARPAS E FACAS, A POESIA DE JOÃO CABRAL E DONIZETE GALVÃO: CONFLUÊNCIAS E AFASTAMENTOS
Arlete de Falco
457-462
PDF (Português (Brasil))
DISCURSOS DISCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE: DIDÁTICA E RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Dener Gabriel Ferrari, Márcia Andrea dos Santos
463-468
PDF (Português (Brasil))
A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA SOB O OLHAR DO EDUCANDO
Patrícia Gomes Barca Ferrari, Maria Lucia Suzigan Dragone
469-471
PDF (Português (Brasil))
A NARRATIVA DE UMA PESQUISADORA-EDUCADORA EM FORMAÇÃO: PROCESSOS “INVISÍVEIS” DE (RE)EXISTÊNCIA
Débora Sara Ferreira, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
472-476
PDF (Português (Brasil))
POTENCIALIDADES DO RECURSO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O TRABALHO COM A LEITURA
Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias
477-479
PDF (Português (Brasil))
CÍRCULO DE LEITURA SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES EM QUIXADÁ-CE
Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, Verônica Maria de Araújo Pontes
480-485
PDF (Português (Brasil))
A INTERAÇÃO E O DIALOGISMO A PARTIR DA LEITURA DA OBRA AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, DE LEWIS CARROLL
Vania Maria Batista Ferreira, Simone de Jesus da Fonseca, José Anchieta de Oliveira Bentes
486-490
PDF (Português (Brasil))
AS LEITURAS DISSONANTES PRESENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR
Fernanda Berthe Figueiredo, Glauciele Ariane Aparecida Cordeiro de Oliveira, Graciliano da Silva Santos
491-495
PDF (Português (Brasil))
A ALTERIDADE EM UMA PERSPCTIVA BAKHTINIANA: O CASO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL
Simone de Jesus da Fonseca, Vania Maria Batista Ferreira, José Anchieta de Oliveira Bentes
496-500
PDF (Português (Brasil))
LINGUAGEM ESCRITA, MÚSICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Vivian Annicchini Forner, Cristina Martins Tassoni
501-506
PDF (Português (Brasil))
LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: INVESTIGAÇÕES DA DISTRIBUIÇÃO DAS OBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Ana Cláudia de França, Fabrini Katrine da Silva Bilro, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
507-512
PDF (Português (Brasil))
DES(A)FIANDO NÓS: TRAJETÓRIAS DESOBEDIENTES EM UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA
Michele Martinenghi Sidronio de Freitas, Mirele Correa
513-519
PDF (Português (Brasil))
OS PENSAMENTOS DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO À ESTRUTURA SOCIAL VIGENTE
Rosangela Miola Galvão, Sandra Aparecida Pires Franco
520-523
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DAS TIC NO ENSINO DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES DA ANPED
Rita Aparecida da Silva Pires Garcia, Maria Betanea Platzer
524-528
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DO GESTOR NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE LEITORA
Rosangela Gasparim, Sandra Mara de Lara
529-533
PDF (Português (Brasil))
MÍDIAS, A PRODUÇÃO DE IMAGEM, SUAS (DES)NATURALIZAÇÕES E SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS
Renata Reis Genuíno, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
534-537
PDF (Português (Brasil))
OS VERSOS IRÔNICOS DE HELENO GODOY: O OLHAR DISSONANTE DO ESTRANGEIRO
Claudine Faleiro Gill, José Geraldo da Silva, Ruth Aparecida Viana da Silva
538-542
PDF (Português (Brasil))
LIVROS DE LEITURA DA ESCOLA GRATUITA SÃO JOSÉ DE PETRÓPOLIS (RJ): UMA LEITURA DISSONANTE AOS PROJETOS EDUCACIONAIS REPUBLICANOS NO PERÍODO 1897-1925
Claudino Gilz, Cleonice Aparecida de Souza
543-547
PDF (Português (Brasil))
O MERCADO PÚBLICO DE BRAGANÇA: PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES (1870-1910)
Lilian Florencio de Godoy, Renato Mondeneze do Nascimento, Maria de Fátima Guimarães
548-552
PDF (Português (Brasil))
USABILIDADE DO LIVRO DIGITAL ACESSÍVEL A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM
Ellen Midiã Lima da Silva Gomes, Hector Renan da Silveira Calixto, Flavia Faissal de Souza
553-558
PDF (Português (Brasil))
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DESTINADOS ÀS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE A PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Maria Angélica da Silva
559-563
PDF (Português (Brasil))
DO ROMANCE À LITERATURA DE CORDEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
Igor Pereira Gonçalves
564-567
PDF (Português (Brasil))
A LINGUAGEM DO SILÊNCIO E DO MEDO: A COOPTAÇÃO DE CRIANÇAS PELO TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
Maria Salete Peixoto Gonçalves, João Ferreira dos Santos
568-572
PDF (Português (Brasil))
(RE)LEITURAS URBANAS PEDALANTES
Sheila Hempkemeyer
573-577
PDF (Português (Brasil))
RECORDAÇÕES DE UMA VIDA NOS CRESPOS DO SERTÃO
Rosalina Albuquerque Henrique
578-583
PDF (Português (Brasil))
CINE DESCOBERTA: FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS A PADRÕES ESTÉTICOS HEGEMÔNICOS
Suene Honorato
584-592
PDF (Português (Brasil))
A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS A PARTIR DE EXPERIMENTAÇÕES SONORO-MUSICAIS
Aurélio Takao Vieira Kubo, Luiz Antônio Ribeiro
593-596
PDF (Português (Brasil))
OS NÍVEIS DA LEITURA: TEORIAS DO TEMPO
Lara Jatkoske Lazo
597-601
PDF (Português (Brasil))
PROCESSOS DE FORMAÇÃO PELO ATO DE ESCREVER: REFLEXÕES DE TRÊS PESQUISADORAS EM EDUCAÇÃO E LEITURA
Lara Jatkoske Lazo, Débora Sara Ferreira, Eliane Aparecida Bacocina
602-607
PDF (Português (Brasil))
PASSEIOS
Andre Pietsch Lima, Katia Maria Kasper, Gabriela Tóffoli
608-611
PDF (Português (Brasil))
LÍNGUA DOS FÃS: AS FANFICS E SUAS POTENCIALIDADES
Daniella de Jesus Lima, Andrea Cristina Versuti
612-616
PDF (Português (Brasil))
CONTANDO A CULTURA INDÍGENA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS E DOS SENTIDOS
Sandra Prado de Lima
617-619
PDF (Português (Brasil))
PROPAGANDAS DOS CAMELÔS NUMA CIDADE DO SERTÃO DA BAHIA: LEITURA, INFERÊNCIA E INTERSEÇÕES
Adão Fernandes Lopes, Denise Dias de Carvalho Sousa
620-630
PDF (Português (Brasil))
LEITURA JUVENIL DIANTE DA COMPLEXIDADE CULTURAL CONTEMPORÂNEA
Patricia Aparecida Machado
631-635
PDF (Português (Brasil))
AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE ENSINO-AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO DISCURSIVA DA PROVINHA/PROVA BRASIL
Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Viviane Ferreira de Souza, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida
636-640
PDF (Português (Brasil))
NOTAS PARA PENSAR A FABULAÇÃO EM ÁGUA VIVA, DE CLARICE LISPECTOR
Murilo Roberto Malaman
641-645
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA QUE EMERGEM NO DISCURSO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rita de Cássia Bento Manfrim, Milena Moretto
646-650
PDF (Português (Brasil))
A INSERÇÃO DO IDOSO EM PRÁTICAS LEITORAS
Miriam M. R. Marmol, Vanessa F. Viana
651-655
PDF (Português (Brasil))
SEMINÁRIOS DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O INCENTIVO À LEITURA CRÍTICA E AO LETRAMENTO
Ewerton Lucas de Melo Marques, Maria Auxiliadora Bezerra
656-661
PDF (Português (Brasil))
ENTRE TANTAS LÍNGUAS, O SOM DA FLORESTA: DIÁLOGOS SOBRE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
662-666
PDF (Português (Brasil))
“UM DIA, UM RIO”, UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR
Aira Suzana Ribeiro Martins
667-670
PDF (Português (Brasil))
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT) COMO ÁRBITRO GLOBAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Márcia Aparecida Amador Mascia
671-674
PDF (Português (Brasil))
O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA NO CENÁRIO ESCOLAR
Kátia Batista de Medeiros, Márcia Aparecida Amador Mascia
675-680
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA DE LITERATURA PARA O ENFRENTAMENTO DO BULLYING NA SALA DE AULA
Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros, Marly Amarilha
681-685
PDF (Português (Brasil))
DEVIR LARVAR DA TERRA CURRICULAR
Ricardo Scofano Medeiros
686-689
PDF (Português (Brasil))
FAZER DO CURRÍCULO UM ENSAIO, E...
Ricardo Scofano Medeiros
690-694
PDF (Português (Brasil))
LER LITERATURA PARA ALÉM DA INTERPRETAÇÃO E DO SENTIDO...
Maximiano Martins de Meireles
695-699
PDF (Português (Brasil))
O PUNCTUM BARTHIANO: LEITURA LITERÁRIA E ESTÉTICA DAS SENSIBILIDADES
Maximiano Martins de Meireles, Verbena Maria Rocha Cordeiro
700-703
PDF (Português (Brasil))
ANALISANDO O DESCRITOR DE LEITURA – INFERIR INFORMAÇÕES EM UM TEXTO - PROVINHA BRASIL, MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Darlize Teixeira de Mello
704-708
PDF (Português (Brasil))
O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO CURIOSIDADE CIENTÍFICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávia Simões de Moura, Luzia Bueno
709-716
PDF (Português (Brasil))
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “ERA UMA VEZ UMA SALA DE AULA SEM LITERATURA”
Manuela Gil do Nascimento, Aurea da Silva Pereira
717-720
PDF (Português (Brasil))
DECOLONIALIDADE NAS IMPLICÂNCIAS DE LIMA BARRETO
Renato Modeneze do Nascimento, Lilian Florêncio de Godoy, Maria de Fátima Guimarães
721-725
PDF (Português (Brasil))
LEITURA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NO GUIA PNBE EJA 2014
Rosangela Maria de Almeida Netzel, Sheila Oliveira Lima
726-730
PDF (Português (Brasil))
CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES- UMA ABORDAGEM HISTÓRICO –CULTURAL
Andreia dos Santos Oliveira, Cyntia Graziella Guizellim Simões Girotto
731-735
PDF (Português (Brasil))
UM OLHAR SISTÊMICO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: LEITURAS DISSONANTES DA PRÁTICA ESCOLAR
Glauciele Ariane Aparecida Cordeiro de Oliveira, Fernanda Berthe Figueiredo
736-740
PDF (Português (Brasil))
OS JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR: JOGOS DISCURSIVOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL
Juliana Soares de Oliveira, Ana Lúcia Horta Nogueira
741-744
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIII EDUCERE (2017) SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Bethânia Vernaschi de Oliveira
745-751
PDF (Português (Brasil))
POR OUTRA LEITURA DA MATEMÁTICA: A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS COMO PROCESSO DISCURSIVO
Marina Filier de Oliveira
752-755
PDF (Português (Brasil))
A ESCRITA ENQUANTO AUTORIA, FLUXO E DEVIRES NOS CONTEXTOS E AMBIÊNCIAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Paula Gomes de Oliveira, Andrea Versuti, Pedro Ergnaldo Gontijo
756-760
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS
Isabela Ramalho Orlando, Sérgio Antônio da Silva Leite
761-764
PDF (Português (Brasil))
CORPOS QUE SE ATRAVESSAM: O REVERBERAR DE FORÇAS DE CORPOS EM MOVIMENTO NA ESCOLA
Rafaele Paiva
765-767
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DISSONANTES A PARTIR DO ÚLTIMO FOUCAULT
David da Silva Pereira, Andreia Aparecida Cavalheiro, Graciliano da Silva Santos
768-771
PDF (Português (Brasil))
POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE DISSONANTE A PARTIR DO ÚLTIMO FOUCAULT
David da Silva Pereira, Ingrid Ellen da Silva Félix, Silvana Dias Cardoso Pereira
772-774
PDF (Português (Brasil))
DISCUSSÕES EM UMA AULA DE MATEMÁTICA – VOZES QUE EMERGEM NA PRODUÇÃO DE DISCURSO E NA INTERPRETAÇÃO DE SUAS SIGNIFICAÇÕES
Jefferson Tadeu de Godoi Pereira
775-780
PDF (Português (Brasil))
MOBILIDADE TEXTUAL E POSSÍVEIS LEITURAS (DISSONANTES?) A PARTIR DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT EXUPÉRY
Silvana Dias Cardoso Pereira, Ingrid Ellen da Silva Félix, Andreia Aparecida Cavalheiro
781-785
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS HISTÓRICAS DA SÉRIE PUIGGARI-BARRETO: LEITURAS PARA A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NOS GRUPOS ESCOLARES
Arnaldo Pinto Júnior
786-790
PDF (Português (Brasil))
O REIZINHO MANDÃO, SEU RETORNO E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA
Mariane Sousa Pinto
791-795
PDF (Português (Brasil))
(RE)CONHECIMENTO DE LEITURAS VIVENCIADAS POR GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Betanea Platzer
796-799
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO LEITORA E A FORMAÇÃO DOCENTE NO IFRN
Verônica Maria de Araújo Pontes, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira
800-804
PDF (Português (Brasil))
VIGOTSKI E A TRAGÉDIA DE HAMLET, PRÍNCIPE DA DINAMARCA: A CRÍTICA DE LEITOR COMO LEITURA DISSONANTE
Livia Palhares Pozza, Lavínia Lopes Salomão Magiolino
805-809
PDF (Português (Brasil))
A FUNÇÃO DO CONSELHO NA OBRA TRÁGICA DE SHAKESPEARE
Thiago Martins Prado
810-813
PDF (Português (Brasil))
O ESTUDO DA TROPOLOGIA COMO FORMA DE TRADUÇÃO DO DISCURSO SOBRE TEORIAS ECONÔMICAS
Thiago Martins Prado
814-817
PDF (Português (Brasil))
PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DE RECURSOS AUDIOVISUAIS: DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Márcia Esperidião
818-822
PDF (Português (Brasil))
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA LEI FEDERAL N° 13.409/2016
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Rosangela Maria de Almeida Netzel
823-827
PDF (Português (Brasil))
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS
Lúcia Cristina Azevedo Quaresma, Walter da Silva Braga
828-832
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA E A CULTURA ESCOLAR NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “LEÔNIDAS DO AMARAL VIEIRA” ENTRE 1953 E 1975: ASPECTOS DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Viviane Cássia Teixeira Reis
833-839
PDF (Português (Brasil))
A QUESTÃO DA LEITURA NO BRASIL: DO VARAL À ACADEMIA
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alessandra Ribeiro Baptista, Magda Cristina Dias de Lucena
840-846
PDF (Português (Brasil))
LETRAMENTOS DIGITAIS: O USO DO WHATSAPP NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Luiz Antônio Ribeiro, Cláudia Mara de Souza
847-851
PDF (Português (Brasil))
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE ASPECTOS DO PROCESSAMENTO E DA AVALIAÇÃO
Dohane Julliana Roberto
852-855
PDF (Português (Brasil))
MONTEIRO LOBATO: NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE GOIÁS
Juliano Guerra Rocha, Gabriela Marques de Sousa
856-862
PDF (Português (Brasil))
(RE)INVENTANDO O ENSINO DE FILOSOFIA NAS DOBRAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ESCOLAS DO SUL DE MINAS GERAIS
Daniel Santini Rodrigues, Carlos Roberto da Silveira
863-867
PDF (Português (Brasil))
DONA BENTA, OS MEDIADORES DE LEITURA E AS TIC
Patrícia Aparecida Beraldo Romano
868-873
PDF (Português (Brasil))
RODA DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS COM PRÁTICAS DE LEITURAS COMPARTILHADAS
Andréa Pereira dos Santos
874-880
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA POSTA EM CRISE: DISCURSOS QUE MOBILIZAM O CAMPO DAS POLÍTICAS CURRICULARES
Geniana dos Santos
881-885
PDF (Português (Brasil))
A CONSTRUÇÃO DA VOZ DOS TRABALHADORES DA CASA DE FARINHA NO MANUSCRITO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Gislaine Goulart dos Santos
886-892
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES: OS BRASIS DO BRASIL
Josilene Santos
893-897
PDF (Português (Brasil))
APRENDER (E ENSINAR) PORTUGUÊS PARA UM ESTRANGEIRO EM UM AMBIENTE DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA: FERTILIDADES NA DISSONÂNCIA
Leandro Alves dos Santos
898-901
PDF (Português (Brasil))
A CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA QUILOMBOLA: DISCURSOS E FAZERES
Márcia Andrea dos Santos
902-905
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA LITERATURA NA SALA DE AULA
Oton Magno Santana dos Santos, Ezequiel Theodoro da Silva
906-910
PDF (Português (Brasil))
BULLYING NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: LEITURAS E DESAFIOS QUE SE IMPÕEM À UMA ANÁLISE CRÍTICA
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
911-915
PDF (Português (Brasil))
NAS VEREDAS PINCELADAS POR VELÀZQUEZ: PRODUÇÃO IMAGINÁRIA, TRABALHO E ONTOLOGIA DO SER SOCIAL
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
916-919
PDF (Português (Brasil))
CHAPEUZINHO VERMELHO E SEUS INTERTEXTOS: LEITURAS POSSÍVEIS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Érica Mancuso Schaden, Amanda Camasmie Silva
920-925
PDF (Português (Brasil))
ATIVIDADES DE LEITURA COMO TAREFA ESCOLAR
Adriana Naomi Fukushima da Silva
926-932
PDF (Português (Brasil))
UMA PERSPECTIVA DISSONANTE DO ENSINO DOS ATOS DE LEITURA
Adriana Naomi Fukushima da Silva
933-938
PDF (Português (Brasil))
LEITURAS DISSONANTES: IMPRENSA PERIÓDICA E CULTURA ESCOLAR NA AMAZÔNIA
Cilene Maria Valente da Silva, Luiza Pereira da Silva
939-945
PDF (Português (Brasil))
ENTRE A FUNÇÃO MODELAR E A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: AS CRENÇAS DOS EDUCADORES SOBRE A NATUREZA EDUCATIVA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Dulciene Anjos de Andrade e Silva
946-950
PDF (Português (Brasil))
OS GÊNEROS DISCURSIVOS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Greice Ferreira da Silva
951-955
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins
956-958
PDF (Português (Brasil))
LITERATURA INFANTIL E MORALIDADE: OS VALORES MORAIS NA ESCOLA
Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins
959-962
PDF (Português (Brasil))
LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO NA ESCOLA
Márcia Cabral da Silva, Aline Santos Costa
963-967
PDF (Português (Brasil))
OS JOGOS DE ADIVINHAÇÃO COM CARTAS E O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO EM CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Patrícia Lopes da Silva, Ana Lúcia Horta Nogueira
968-970
PDF (Português (Brasil))
MEDIAÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PÚBLICA, EM LONDRINA – PR
Rovilson José da Silva, Greice Ferreira da Silva
971-975
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA E PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS NA LDB 9.394/96
Ruth Aparecida Viana da Silva, José Geraldo da Silva, Geraldo Pereira da Silva Junior
976-980
PDF (Português (Brasil))
VIDAS DISSONANTES NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS: DO CORPO INFAME À VOZ CON(SENTIDO)?
Carlos Roberto da Silveira, Daniel Santini Rodrigues
981-985
PDF (Português (Brasil))
INTERTEXTUALIDADE E LEITURA – NEGOCIAÇÕES COMPARTILHADAS POR CRIANÇAS EM SESSÕES DE LEITURA LITERÁRIA
Rosa Maria Hessel Silveira, Darlize Teixeira de Mello
986-991
PDF (Português (Brasil))
FIGUEIREDO PIMENTEL, ADAPTADOR DE CONTOS POPULARES DO BRASIL PARA AS CRIANÇAS DO SÉCULO XIX
Suzana Palermo de Sousa
992-996
PDF (Português (Brasil))
LEITURA DE CRÔNICAS E A ORGANIZAÇÃO DE COLETÂNEAS EM FORMATO EPUB: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL
Cláudia Mara de Souza, Aurélio Takao Vieira Kubo
997-1000
PDF (Português (Brasil))
A FUNÇÃO FRATERNA NA ESCOLA E A ADOLESCÊNCIA
Dayana Coelho Souza
1001-1005
PDF (Português (Brasil))
TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Gabriela Barbosa Souza, Ezequiel Theodoro da Silva
1006-1011
PDF (Português (Brasil))
LEITURA EM REVISTA: A COLUNA HISTÓRIA DO BRASIL PARA CRIANÇAS (1948)
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
1012-1018
PDF (Português (Brasil))
A PERFORMANCE POÉTICA EM PELA ALVORADA DOS NIRVANAS, DE EDIVAL LOURENÇO
Valéria Alves Correia Tavares, Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo
1019-1025
PDF (Português (Brasil))
ENTRE HORTAS URBANAS E VOZES DISSONANTES: LEITURAS EM AVESSO
Gabriela de Sousa Tóffoli, Kátia Maria Kasper
1026-1032
PDF (Português (Brasil))
REPERTÓRIOS DE LEITURA: O QUE REFLETE E O QUE REFRATA NA ESCRITA DA CRIANÇA
Lorena Bischoff Trescastro, Ana Paula Sfair Sarmento Carvalho, Maria Cleonice da Silva
1033-1037
PDF (Português (Brasil))
QUEM LÊ VIAJA: TERRITÓRIOS E TRAJETÓRIAS NAS VOZES INFANTIS
Lorena Bischoff Trescastro, Sérgio Renato Lima Pinto
1038-1042
PDF (Português (Brasil))
LER, FALAR E ESCUTAR: CONVERSAS SOBRE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS
Talula Trindade, Sandra Regina Simonis Richter
1043-1045
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTFO: INSTRUMENTALIZAR PARA SIGNIFICAÇÃO E UTILIDADE DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Nájela Tavares Ujiie
1046-1049
PDF (Português (Brasil))
A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Alessandra G. Varisco, Milena Moretto
1050-1055
PDF (Português (Brasil))
SOCIABILIDADES DISCENTES, LETRAMENTO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL
Luciana Velloso
1056-1060
PDF (Português (Brasil))
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE (NOVAS) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE CRÍTICA DOS DOCENTES BRASILEIROS PÓS PNE/2014
Luana Priscila Wunsch, Daiane Blaszkowski, Ana Paula Dallagassa Rossetin
1061-1064
PDF (Português (Brasil))
ALFABETIZAÇÃO FONOARTICULATÓRIA NO ENSINO INICIAL DA LEITURA E ESCRITA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL?
Aline Gasparini Zacharias, Andréia Osti
1065-1069
PDF (Português (Brasil))
CURRÍCULO EM FORMAÇÃO: O SEM FORMA COMO POSSIBILIDADE PARA GERMINAR SUJEITOS OUTROS
Camila Cilene Zanfelice, Laura Noemi Chaluh
1070-1073
PDF (Português (Brasil))
A VOZ QUE CONSTITUI O PROFESSOR
Juarez Francisco da Silva, Evelise Maria Labatut Portilho, Helton Roberto Real
1074-1077
PDF (Português (Brasil))
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as