A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vitória Bassan Metz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar as condições de emergência do conceito de Pedagogia da Infância no Brasil e suas reverberações contemporâneas no âmbito da docência na Educação Infantil. Metodologicamente de uma investigação bibliográfica, na qual são analisadas as pesquisas cunharam o conceito de Pedagogia da Infância.A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Professor do PPGEdu/UFRGS. E-mail: rsaballa@terra.com.br.

Vitória Bassan Metz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. BIC/CNPQ/UFRGS.

Referências

FARIA, Ana Lúcia G. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educação infantil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 1993.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

______. Ditos e escritos IV: estratégia poder-saber.. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, Campinas, 1999. 291f.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumaker; BUSS-SIMÃO, Márcia. Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em educação. Da investigação às práticas, Lisboa, Portugal, v. 6, n. 1, p. 31-49, jan./mar. 2016.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações Orais