A VOZ QUE CONSTITUI O PROFESSOR

Autores

  • Juarez Francisco da Silva Pontifícia Universidade Católica Paraná PUCPR
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR
  • Helton Roberto Real Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Resumo

Este trabalho é o resultado de interpretação dos memoriais e entrevistas realizadas com grupo de professoras de Ensino Fundamental. A voz dos professores se evidenciou nas entrevistas semiestruturadas e nos memoriais escritos pelos participantes de um curso de formação continuada no Paraná, interpretados de acordo com a fenomenologia hermenêutica. Oferecido pelo grupo de pesquisas em aprendizagem do programa de pós-graduação em Educação de uma Universidade no Paraná, o curso de formação continuada teve encontros quinzenais com a solicitação de tarefas para serem produzidas pelos participantes. Dentre as tarefas, foi solicitado o memorial para cada professora, bem como o grupo de pesquisadores realizou uma entrevista semiestruturada com cada professor participante do curso. As respostas obtidas nas entrevistas e na leitura dos memoriais, contribui para compreender o que os professores reconhecem de si mesmos, quais as razões que os motivaram a escolher a profissão, e o que os constitui como professores na atualidade. O resultado demonstra que essa é uma forma de realizar pesquisas em educação, com resposta imediata e a perspectiva de produzir demandas pertinentes para a formação do professor. A voz do professor se evidenciou nas entrevistas e memoriais, como pessoas que possuem grande energia mobilizada para a profissão, como resultado das experiências de vida.

Biografia do Autor

Juarez Francisco da Silva, Pontifícia Universidade Católica Paraná PUCPR

Pontifícia Universidade Católica Paraná PUCPR. Doutorando em Educação - Mestrado em Organizações e Desenvolvimento - Mestrado em Teologia – Psicólogo. E-mail: juarezgt@yahoo.com.br.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora da Pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada”. Coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia da PUCPR. E-mail: eveliseportilho@gmail.com.

Helton Roberto Real, Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Pedagogo na Secretaria de Estado da Educação, mestrando no Programa em Educação da PUCPR. E-mail: heltonpedagogo@gmail.com.

Referências

NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Trad. Irene Lima Mendes, Regina Correia, Luisa Santos Gil. Porto: Porto editora, 1995.

PAROLIN, I.; PORTILHO, E. In: PINTO, S. et al. (Org.). Psicopedagogia. Um portal para a inserção social. São Paulo: Vozes, 2003.

RICOEUR, P. Hermenêutica e ideologias. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

______. Tempo e narrativa: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. 2. ed. Lisboa: BNP, 2005.

SAVIANI, D. História das aldeias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações Orais