A LEITURA DE LITERATURA PARA O ENFRENTAMENTO DO BULLYING NA SALA DE AULA

Autores

  • Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Marly Amarilha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar como a leitura de literatura pode propiciar a discussão sobre o bullying na sala de aula. Utilizou-se a metodologia qualitativa com intervenção em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de Natal-RN. Resultados iniciais indicam que a experiência vicária proporcionada pelo texto literário potencializa as possibilidades de mudança de valores na vida do leitor.

Biografia do Autor

Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, PB, Brasil. E-mail: livialula@hotmail.com.

Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN, Brasil. E-mail: marlyamarilha@yahoo.com.br.

Referências

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ministério do planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de janeiro: IBGE, 2009.

______. Ministério do planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de janeiro: IBGE, 2012.

______. Ministério do planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de janeiro: IBGE, 2015.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Der Akt des Lesens. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MACHADO, Ana Maria. Raul da Ferrugem Azul. 3. ed. São Paulo: Salamandra, 2012.

OLWEUS, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. Malden: Blackwell, 2006.

SILVA, Ana Beatriz B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

YUNES, Eliana. A provocação que a literatura faz ao leitor. In: AMARILHA, Marly (Org.). Educação e Leitura: redes de sentido. Brasília: Liber Livro, 2010.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações Orais