OUVIR, LER E ANALISAR CRÔNICAS LITERÁRIAS
Resumo
Este trabalho relata um projeto de ensino desenvolvido no INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS TRINDADE. O objetivo do projeto foi a utilização da crônica literária como um gênero que, pela sua aparente simplicidade, pode aproximar o aluno da leitura. Os resultados evidenciam que é possível promover e estimular a leitura por meio da crônica literária.Referências
DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2005.
CANDIDO, Antonio et al. A vida ao rés-do-chão. In: ______. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
COUTINHO, Afrânio. Ensaio e crônica. In: COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria (Org.). A literatura no Brasil. 4 ed. V. 6. São Paulo: Global, 1997. p. 117-43.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11. ed. São Paulo: Pontes, 2007.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Correspondência. Belo Horizonte: RHJ, 2004.
PORTELLA, Eduardo. A cidade e a letra. In: ______. Dimensões I. Rio de Janeiro: José Olympo, 1958.
SÁ, Jorge de. A Crônica. São Paulo: Ática, 1985.