OS (DES)EQUILÍBRIOS DOS ESPAÇOS ESCOLARES DA LEITURA: UM OLHAR PARA O PNBE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p269-279

Abstract

O Programa Nacional Biblioteca da Escola, iniciado em 1997, apoia a promoção da cultura, estimulando a leitura entre alunos/professores, através da distribuição de obras literárias e de pesquisa para constituição de acervo nas bibliotecas escolares de todo o país, por compreendê-las como o espaço de gerenciamento das obras e de favorecimento de acesso à leitura, contribuindo para a formação de leitores. Diante disso, este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as políticas de incentivo à leitura, especificamente o PNBE, com foco nos espaços escolares de leitura. Para tanto, desenvolve-se um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, a partir dos documentos do PNBE e da BNCC, de modo a dar visibilidade aos (des)equilíbrios das ações de incentivo à leitura no Brasil, nos últimos anos.

Author Biographies

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE-UNICAMP. Professora do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

Maria das Dores Soares Maziero

Doutora em Educação

Andrea Rodrigues Dalcin, Doutora em Educação

Doutora em Educação

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação.

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Published

2022-06-10

Issue

Section

Dossiê Temático do 22º COLE – Artigos