ECOSOFIA TROPICAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CANIBAL E A AVENTURA DE DESNUDAR-SE

Autores/as

  • André Luiz Chaves Yang Universidade de Sorocaba
  • Marcos Reigota Universidade de Sorocaba
  • Rodrigo Barchi Universidade de Sorocaba

Resumen

Este texto apresenta algumas narrativas que se propõe como “aventuras” de narrar-se e desnudar-se, ou seja, carregam, em momentos e discursos sobre o cotidiano, uma série de elementos políticos, culturais, ecológicos, educativos e sociais, vistos e vividos pelos próprios narradores. Os quais, em suas militâncias, trajetórias e convivências, buscam decifrar as questões contemporâneas, as suas formações como sujeitas e os entrelaçamentos dessas esferas, a partir de um exercício do desnudamento de si. Essas narrativas fazem parte de uma proposta ética, teórica e metodológica das perspectivas ecologistas em educação, as quais, a partir dos conceitos de ecosofia tropical e educação ambiental canibal, propõem não se alinhar às tendências hegemônicas, dominantes e maiores da educação ambiental institucionalizada. O texto traz, em um primeiro momento, uma discussão das perspectivas teóricas e metodológicas, baseadas principalmente no pensamento de Felix Guattari e Paulo Freire, e depois, apresenta quatro narrativas, ou aventuras de desnudar-se, a partir dessas propostas.

BARCHI, Rodrigo. Educação Ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência e Educação. Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, set. 2016a.

 

BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). 2016. Tese (Doutorado em Educação). – Unicamp, Campinas, 2016b.

 

CONSCIÊNCIA HUMANA. Lembranças. Entre a adolescência e o crime. Gravadora Zimbabwe, 1998. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-K5fHmyoj5M>.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

 

______. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. Organização de Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

 

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

 

GODOY, Ana; AVELINO, Nildo. Educação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 327-351, dez. 2009.

 

GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1991.

KRISIUN. Extinção em massa. The Great Execution. Century Media Records, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wv9ksB0KZTk>.

 

LEGIÃO URBANA. Vento no litoral. V. EMI, 1991. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OR1_dmqAoGY>.

 

LUIZ MELODIA. Dores de Amores. Relíquias. EMI, 1995. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GO7huhdmPbk >.

 

______. Pérola Negra. Pérola Negra. Polygram, 1973. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bJjKyc7VeCc>.

 

RACIONAIS MC’S. Diário de um detento. Sobrevivendo no Inferno. Cosa Nostra, 1997. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=er-bYI9-3hM>.

 

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

 

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul. Edunisc, 1999a.

 

______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Editora Cortez, 1999b.

 

______. A ecosofia de Felix Guattari e suas conexões tropicais. In:
ROMAGUERA, Alda Regina Tognini
AMORIM, Antonio. Carlos. Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Petrópolis: DP Et Alii Editora, 2016.

Biografía del autor/a

André Luiz Chaves Yang, Universidade de Sorocaba

Graduado em Psicologia pela Universidade de Sorocaba (UNISO). E-mail: andrelcyang@hotmail.com.

Marcos Reigota, Universidade de Sorocaba

Doutor em Biologia da Educação (Université Catolique Louvain la-Neuve). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). E-mail: marcos.reigota@prof.uniso.br.

Rodrigo Barchi, Universidade de Sorocaba

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Coordenador do Curso de Geografia da Universidade de Sorocaba (UNISO). E-mail: rodrigo.barchi@prof.uniso.br.

Citas

BARCHI, Rodrigo. Educação Ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência e Educação. Bauru, v. 22, n. 3, p. 635-650, set. 2016a.

BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). 2016. Tese (Doutorado em Educação). – Unicamp, Campinas, 2016b.

CONSCIÊNCIA HUMANA. Lembranças. Entre a adolescência e o crime. Gravadora Zimbabwe, 1998. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-K5fHmyoj5M>.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

______. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. Organização de Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GODOY, Ana; AVELINO, Nildo. Educação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 327-351, dez. 2009.

GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1991.

KRISIUN. Extinção em massa. The Great Execution. Century Media Records, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wv9ksB0KZTk>.

LEGIÃO URBANA. Vento no litoral. V. EMI, 1991. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OR1_dmqAoGY>.

LUIZ MELODIA. Dores de Amores. Relíquias. EMI, 1995. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GO7huhdmPbk >.

______. Pérola Negra. Pérola Negra. Polygram, 1973. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bJjKyc7VeCc>.

RACIONAIS MC’S. Diário de um detento. Sobrevivendo no Inferno. Cosa Nostra, 1997. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=er-bYI9-3hM>.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul. Edunisc, 1999a.

______. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Editora Cortez, 1999b.

______. A ecosofia de Felix Guattari e suas conexões tropicais. In:

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; AMORIM, Antonio. Carlos. Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Petrópolis: DP Et Alii Editora, 2016.

Publicado

2019-02-12

Número

Sección

Artigos