VIDAS SECAS: DAS PALAVRAS PARA AS IMAGENS ATRAVÉS DO OLHAR ADOLESCENTE

Autores/as

  • Suzana Abrunhosa Faculdades Integradas de Jaú – ISE
  • Maria Lucia Suzigan Dragone Universidade de Araraquara (UNIARA)

Resumen

Este artigo é um relato de uma prática realizada, em sala da aula, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, em 2006, os quais realizaram uma adaptação da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, em história em quadrinhos - HQ. A sequência didática dessa proposta perpassa a leitura da obra, estudos sobre produção de HQ e o despertar da criatividade dos alunos para representar em desenhos os principais fatos da obra. Os conceitos preconizados por Silva (1996; 2003) e Soares (2005) nortearam a análise dos resultados obtidos na busca do prazer pela leitura, perceptível nos alunos ao final da atividade.

Biografía del autor/a

Suzana Abrunhosa, Faculdades Integradas de Jaú – ISE

Docente Faculdades Integradas de Jaú – ISE, Jaú, São Paulo, Brasil. Mestranda Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação. Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara, São Paulo, Brasil. E-mail: sabrunhosa@uol.com.br.

Maria Lucia Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação e na Graduação em Pedagogia - Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara, São Paulo, Brasil.

Citas

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