Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Linha Mestra
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 30 (2016)
v. 10 n. 30 (2016)
Publicado:
2021-01-02
Edição completa
PDF
Apresentação
APRESENTAÇÂO
Davina Marques, Marcus Pereira Novaes, Adriana Lia Friszman de Laplane
3
PDF
Editorial
NAS DOBRAS DO (IM)POSSÍVEL
Davina Marques, Marcus Pereira Novaes, Adriana Lia Friszman de Laplane
4-5
PDF
Artigos
A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO E DO TEMPO CURRICULAR PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Maria Geiziane Bezerra Souza, Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães
6-10
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA
Marco Antônio Franco do Amaral, Suellem Ferreira do Amaral Oliveira, Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
11-15
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Suellem Ferreira do Amaral Oliveira, Michelle Castro Lima, Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
16-19
PDF
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1960: NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS VIVIDAS POR PROFESSORES LEIGOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO SERTÃO DA BAHIA
Maria Eurácia Barreto de Andrade
20-27
PDF
VIVÊNCIAS DE LETRAMENTO NA FAMÍLIA E IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM À LUZ DAS VOZES DA ESCOLA E DA FAMÍLIA
Maria Eurácia Barreto de Andrade
28-34
PDF
“LUGAR DE NUVEM É ESTAR EM CENA TAMBÉM NA AULA”
Tânia Villarroel Andrade
35-38
PDF
PROCESSO DE CRIAÇÃO: LEITURAS DO (IM)POSSÍVEL
Tânia Villarroel Andrade
39-42
PDF
BRASIL E PERU NAS DOBRAS DO (IM)POSSÍVEL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO DIÁLOGO ENTRE COLETIVOS DOCENTES
Mairce da Silva Araújo, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Ruttyê Silva de Abreu
43-48
PDF
A NARRATIVA CLÁSSICA E A TRANSPOSIÇÃO LITERÁRIA
Adriana Pastorello Buim Arena
49-54
PDF
O (IM)POSSÍVEL CHAMADO DO MONSTRO: ENTRE O HIPER-REALISMO E O FANTÁSTICO/INSÓLITO
Janaina Rosa Arruda
55-59
PDF
LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, DE LEONARDO ARROYO (1968), E A PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL
Viviane Bessão de Assis
60-64
PDF
O QUILOMBO DE MONTE ALEGRE – ES: HISTÓRIA DE MUITAS HISTÓRIAS
Simone Machado de Athayde
65-73
PDF
DAS BORDAS (LITORÂNEAS) PARA O FLUXO DA PALAVRA: DIÁLOGOS COM O GRUPO SARAU DAS OSTRAS
Eliane Aparecida Bacocina, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
74-78
PDF
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: ENTRE MEMÓRIAS E PRÁTICAS
Alessandra Ribeiro Baptista, Magda Cristina Dias de Lucena, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
79-83
PDF
O REPENSAR A EDUCAÇÃO NA FAVELA: UMA DOBRA POSSÍVEL
Karen Cesar Baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
84-88
PDF
O ESTUDO DE NARRATIVAS TRADICIONAIS ARMÊNIAS NO ENSINO MÉDIO
Dayse Oliveira Barbosa
89-93
PDF
A OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: O DISCURSO ESTUDANTIL CONTRA A REORGANIZAÇÃO AVALIADO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM CORDEL COLETIVO
Paulo Roxo Barja, Cláudia Regina Lemes
94-98
PDF
O DISCURSO JOVEM: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL
Paulo Roxo Barja, Cláudia Regina Lemes
99-104
PDF
PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES E/OU ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Regiane Pradela da Silva Bastos, Cancionila Janzkovski Cardoso
105-109
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO DO PNAIC: CANTINHO DE LEITURA E LEITURA DELEITE
Regiane Pradela da Silva Bastos, Claudia Leite Brandão
110-114
PDF
SEMINÁRIO E ENSINO: ESTRATÉGIAS PARA DIDATIZAR O GÊNERO DISCURSIVO ORAL
Fabrini Katrine da Silva Bilro, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
115-119
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
Caroline Elizabel Blaszko, Evelise Maria Labatut Portilho, Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira
120-124
PDF
UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE
Caroline Elizabel Blaszko, Nájela Tavares Ujiie, Evelise Maria Labatut Portilho
125-129
PDF
OS CÍRCULOS DE LEITURA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
Carla Luzia Carneiro Borges, Sônia Moreira Coutinho
130-134
PDF
UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE REPRESENTAÇÕES DE LEITURA COMPARTILHADAS ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO INTERIOR PAULISTA
Rafael Ribeiro dos Santos Borges, Luzmara Curcino
135-138
PDF
UM ESTUDO DO PNBE DO PROFESSOR 2013: AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Claudia Leite Brandão, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
139-143
PDF
BRINCANDO COM AS PALAVRAS: O POEMA EM SALA DE AULA
Regiane Meres Menezes Brites, Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela
144-148
PDF
A MÁQUINA DE ROSTIDADE E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
Maria dos Remédio de Brito, Helane Súzia Silva dos Santos
149-152
PDF
AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APREENSÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Daniel Bortolotti Calipo
153-157
PDF
PARA QUE SE LÊ EM UM SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL? SISTEMATIZANDO ALGUNS ACHADOS DA PESQUISA
Thiago Moura Camilo, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
158-162
PDF
PERSPECTIVAS DE LEITURA, ESCRITA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
Maria Clara de Lima Santiago Camões, Cristiane Gomes de Oliveira
163-167
PDF
DAS (IM)POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR: DOBRAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Patrícia Regina Infanger Campos
168-170
PDF
“CUIDADO DE SI E A BELEZA EM GESTOS COTIDIANOS”: PARTILHANDO SABERES SOBRE O CUIDADO COM O CORPO
Elisabete Cardieri
171-174
PDF
TIPOLOGIA TEXTUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Cíntia Maria Cardoso
175-180
PDF
DA LEITURA DE LITERATURA AO ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E IMPRESCINDÍVEIS
Neyse Siqueira Cardoso, Gildene Lima de Souza Fernandes
181-186
PDF
JUVENTUDE E CULTURA NO SÉCULO XXI: A LEITURA LITERÁRIA
Rosimeiri Darc Cardoso
187-191
PDF
ERA UMA VEZ... JOÃO E MARIA EM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Andréia Nascimento Carmo
192-196
PDF
POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DA MÚSICA
Agenor Francisco de Carvalho
197-201
PDF
CINEMA, FABULAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL
Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
202-206
PDF
CUIDAR, ACOMPANHAR, ESTIMULAR E DESENVOLVER: PROBLEMATIZANDO IMAGENS DE CRIANÇAS QUE CONSTITUEM OS DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rodrigo Saballa de Carvalho
207-211
PDF
REFERENCIAÇÃO E LETRAMENTO CRÍTICO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA REALIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
Sérgio Casimiro
212-223
PDF
LETRAMENTO LITERÁRIO E ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM DIÁRIOS DE LEITURA
Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira
224-228
PDF
PELOS PÉS DA DANÇARINA: POR UMA EDUCAÇÃO DO IMPOSSÍVEL INSCRITA NO CORPO A DANÇAR
Julia Terra Denis Collaço
229-237
PDF
CONSULTA AO DICIONÁRIO: USO EFETIVO E EFEITO DE USO EM SALA DE AULA
Silmara Regina Colombo, Ana Lúcia Horta Nogueira
238-243
PDF
MIL FUTUROS DESEJÁVEIS: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO COLABORATIVA E LEITURA COMPARTILHADA
Jaqueline Conte
244-249
PDF
PALAVRAS-CHAVE E LIVROS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL
Priscila Kaufmann Corrêa
250-254
PDF
SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E SOBRE O SUPORTE: O QUE ENUNCIAM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO MÉDIO
Fabrícia Aparecida Migliorato Corsi
255-259
PDF
UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS PRÁTICAS DE LEITURA
Fabrícia Aparecida Migliorato Corsi
260-264
PDF
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E AS EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DE LIVROS INFANTIS (1926 – 1936): ESPAÇOS DE DEBATES ESTÉTICOS E EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Aline Santos Costa
265-273
PDF
OLHARES (IM)POSSÍVEIS: CRIAÇÃO FOTOGRÁFICA A PARTIR DOS CONFLITOS DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Ana Carolina Brambilla Costa
274-282
PDF
A ARTE DE NARRAR HISTÓRIAS POR UM TAPETE LITERÁRIO: PERCURSOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA VIVENCIADA POR UM GRUPO DE EXTENSÃO
Gina Carla Costa, Ana Maria Moraes Scheffer, Denise Mendonça Barbosa
283-287
PDF
AS EXPERIÊNCIAS DE “ZÉ PROFESSOR” NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA CASA-ESCOLA DO VALENTIN (1979-1982) RORAINÓPOLIS-RR
Maria Clelia Pereira da Costa, Carlos Roberto da Silveira
288-292
PDF
UM ILUSTRADOR, LUÍS CAMARGO: UM ESTUDO SOBRE DOIS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
Yngrid Karolline Mendonça Costa, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
293-297
PDF
LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DOS GÊNEROS ORAIS FORMAIS: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Fabrini Katrine da Silva Bilro
298-302
PDF
NAS TEIAS DO INTEMPESTIVO CONTEMPORÂNEO: (IM)POSSIBILDADES DA PALAVRA INACABADA
Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho
303-307
PDF
O DISCURSO É A ESTRELA: INTERTEXTUALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Hélia Coelho Mello Cunha, Rosângela Azevedo Caldas
308-313
PDF
O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA
Andrea Rodrigues Dalcin
314-318
PDF
PRÁTICA DE LEITURA DOS LIVROS ILUSTRADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Andrea Rodrigues Dalcin
319-324
PDF
PALAVRAS E GESTOS NA INCORPORAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO: A DRAMATIZAÇÃO EM FOCO
Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka, Débora Dainez
325-329
PDF
A EAD COMO UMA (RE)LEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A GOVERNAMENTALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE DOS SUJEITOS
Emerson dos Reis Dias, Márcia Aparecida Amador Mascia
330-334
PDF
(RE)LEITURAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: URDIDURAS DE SUJEITOS
Emerson dos Reis Dias, Fabiana Helena Silva
335-337
PDF
FORMAÇÃO DO LEITOR DE POEMAS PELO LETRAMENTO: A CONFRARIA LITERÁRIA DO CA-UFSC EM AÇÃO
Arlyse Silva Ditter
338-342
PDF
PESQUISA, FORMAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E POTENCIAS NAS DOBRAS DO IMPOSSÍVEL
Viviane Drumond
343-347
PDF
A PRESENÇA DA POESIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DIÁLOGOS COM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Arlete de Falco, Juliano Guerra Rocha
348-354
PDF
DAS ESCARPAS MINEIRAS AO CONCRETO DA METRÓPOLE: UMA LEITURA DA POESIA DE DONIZETE GALVÃO
Arlete de Falco
355-360
PDF
O POETA ADOLESCENTE – GRACILIANO RAMOS
Marcos Falchero Falleiros
361-366
PDF
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR
Eliana da Silva Felipe
367-371
PDF
EXTRA! EXTRA! CRIANÇAS APRENDEM PARA QUÊ E PARA QUEM LER E ESCREVER! O JORNAL COMO ALTERNATIVA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES
Gildene Lima de Souza Fernandes, Danielle Medeiros de Souza
372-377
PDF
LEITURA DE IMAGENS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Helena Maria Ferreira
378-382
PDF
O TRATAMENTO DADO À LEITURA EM AVALIAÇÕES ESCRITAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Helena Maria Ferreira
383-387
PDF
A VISÃO DOS VOLUNTÁRIOS MEDIADORES SOBRE A LEITURA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA /IFF-RJ
Maiza Lacerda Ferreira
388-392
PDF
“UMA IDEIA TODA AZUL”: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Nathalia Bezerra da Silva Ferreira
393-397
PDF
(DES)DOBRAMENTOS DO CELULAR EM UMA VIDA-ESCOLA
Rejane Gandini Fialho, Hiran Pinel, Janete Magalhães-Carvalho
398-402
PDF
CRIANÇAS POTENTES, TURBINADAS E GENIAIS: AS PEDAGOGIAS SOBRE A INFÂNCIA COLOCADAS EM OPERAÇÃO NO SITE DO DISCOVERY KIDS
Luciana Sauer Fontana
403-407
PDF
O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEDIAÇÃO, SENTIDOS E REFLEXÕES
Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Adriana Cavalcanti dos Santos
408-413
PDF
HISTÓRIAS DE LEITURAS DE FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES
Mariângela Dal Bianco Garcia
414-418
PDF
ESCOLAS DE FRONTEIRA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
419-422
PDF
MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DO SUDOESTE DO PARANÁ (1950-2000)
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
423-427
PDF
PRIMEIRA INFÂNCIA E OS DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDAR, EDUCAR, BRINCAR
Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia
428-432
PDF
MEDIAÇÃO AFETIVA DA LEITURA COM ADULTOS
Daniela Gobbo Donadon Gazoli
433-442
PDF
MEDIAÇÃO DE LEITURA (IM)POSSÍVEL? CANAIS LITERÁRIOS NO YOUTUBE E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Claudine Faleiro Gill, Marco Antônio Franco do Amaral, Michelle Castro Lima
443-446
PDF
LIVROS DE LEITURA DA ESCOLA GRATUITA SÃO JOSÉ – INDÍCIOS DA CONTRIBUIÇÃO DOS FRANCISCANOS À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, FINS DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Claudino Gilz
447-451
PDF
PERFIL LEITOR DE ALUNOS INGRESSANTES: QUATRO UNIVERSIDADES EM ANÁLISE
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Yngrid Karolline Mendonça Costa, Renata Junqueira de Souza
452-455
PDF
AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS-AUTORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva A. A. de Almeida
456-460
PDF
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
Tatiana da Conceição Gonçalves, Andrea Berenblum
461-465
PDF
A ATIVIDADE DE LEITURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO LEITOR
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
466-470
PDF
A REPRESENTAÇÃO DE LEITURA ENTRE VERSOS E PALAVRAS
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
471-475
PDF
RECOMEÇO: GRUPO DE LEITURA E ESCRITA COM JOVENS E ADULTOS
Adrianne Ogêda Guedes
476-481
PDF
TEXTOS MEMORIALÍSTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVA DE PROFESSORES
Adrianne Ogêda Guedes, Iduina Montalverne Chaves
482-486
PDF
O TRABALHO COM A FORMAÇÃO DE CONCEITOS E A LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Rosangela Miola Galvão de Oliveira
487-491
PDF
IMAGENS INVENTADAS: SOBRE MÁQUINAS, CRIANÇAS E O FAZER-CINEMA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Luis Gustavo Guimarães, Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
492-497
PDF
LITERATURA NA PRISÃO: UM VOO DE LIBERDADE
Sonia Maria Chaves Haracemiv, Jane Cleide Alves Hir
498-502
PDF
EM CENA A LENDA AMAZÔNICA: A MATINTA PERERA
Rosalina Albuquerque Henrique
503-508
PDF
MARCAS POÉTICAS DEIXADAS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DA LEITURA DE “AS MARGENS DA ALEGRIA”
Rosalina Albuquerque Henrique
509-514
PDF
PRÁTICAS AFETIVAS DE LEITURA NA INFÂNCIA. IMPORTANTES MEDIADORES NA CONSTITUIÇÃO DO LEITOR
Sue Ellen Lorenti Higa
515-524
PDF
A ATUALIDADE DA COMPREENSÃO DE IGUALDADE DE INTELIGÊNCIAS DE JOSEPH JACOTOT NA ATIVIDADE DE TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA
Tammy Silveira Ito
525-529
PDF
LEITURA DE CLÁSSICOS E EJA: DESAFIOS DO PENSAMENTO E DO FAZER
Tammy Silveira Ito
530-534
PDF
KAFKA E OUTROS: DA (IM)POSSÍVEL MORTE, ESPELHOS-ESCRITOS-INVENÇÕES
Artur Rodrigues Janeiro
535-539
PDF
VIDA-(E)-TEXTO, MOVIMENTOS (IN)FINITOS
Artur Rodrigues Janeiro
540-545
PDF
A MORTE NÃO POSSÍVEL: DESTERRITORIALIZ-AÇÃO E LUTA SOCIAL
Waldirene de Jesus
546-549
PDF
A LEITURA, A FORMAÇÃO DO LEITOR, A ESCOLA E OUTROS ACHADOS
Eduardo Antonio Jordão
550-555
PDF
SAMUEL BECKETT: SOBRE O INOMINÁVEL E O IMPOSSÍVEL
Janniny Gautério Kierniew, Simone Zanon Moschen
556-558
PDF
AS LEITORAS DE ROMANCES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO “CARLOS GOMES” EM CAMPINAS (1951-1976)
Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchne
559-563
PDF
ANTIGAS PRÁTICAS DE LEITURA PRESENTES NA ESCOLA ATUAL
Érika Christina Kohle
564-568
PDF
CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO AUTÔNOMO NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Érika Christina Kohle
569-573
PDF
VIVER, EXPERIMENTAR, (DES)TECER, RECRIAR, TECER, BUSCAR: TOALHA DE LER
Lara Jatkoske Lazo
574-578
PDF
A FUNÇÃO HUMANIZADORA EM LUA NO VARAL, DE ANTONIO BARRETO
Luciana Ferreira Leal
579-583
PDF
BASES TEÓRICAS SOBRE O PAPEL DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Sérgio Antonio Silva Leite
584-594
PDF
O POTENCIAL DA NARRATIVA TRANSMÍDIA NA APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Daniella de Jesus Lima, Andrea Cristina Versuti, Daniel David Alves da Silva
595-599
PDF
LEITURA E MEMÓRIA DE IDOSOS: RESSIGNIFICANDO SUAS HISTÓRIAS
Eliana Carlota Mota Marques Lima, Maria Helena da Rocha Besnosik
600-604
PDF
CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS DE LEITURA: O PAPEL DA BIBLIOTECA NO COTIDIANO ESCOLAR
Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima
605-609
PDF
A LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PODEM NOS DIZER SOBRE A PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORAS?
Carla Patrícia Acioli Lins, Conceição Gislane Nobrega Lima de Salles, Maria das Graças Soares da Costa
610-613
PDF
PROMOÇÃO DO USO ADEQUADO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O CASO DO PROGRAMA RADIOFÔNICO NA PONTA DA LÍNGUA – TUDO O QUE VOCÊ JÁ SABIA, MAS ACABOU DE ESQUECER
Isaura Maria Longo, Ana Cristina Bornhausen Cardoso
614-618
PDF
A LEITURA VIA GÊNEROS MULTIMODAIS: UM OLHAR SOBRE A FANFICTION
Andressa Aparecida Lopes
619-624
PDF
INFÂNCIAS E CONVERSAÇÕES E... A LITERATURA E O DESENHO COMO FORÇA PARA PENSAR A ESCOLA
Suzany Goulart Lourenço, Janete Magalhães Carvalho
625-629
PDF
PLANEJAMENTO: DESDOBRANDO A REALIDADE ESCOLAR E RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Regina de Jesus Chicarelle, Heloisa Irie Toshie Saito
630-634
PDF
DAS (IM)POSSIBILIDADES DE PARTIPAÇÃO NAS PRÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES E CONDIÇÕES
Heloísa de Oliveira Macedo, Ana Luiza Bustamante Smolka, Débora Dainez
635-639
PDF
ESCREVER LIVROS: ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS DA APRENDIZAGEM
Heloísa de Oliveira Macedo, Wani Franciscatto Gebin
640-644
PDF
A LEITURA DIALÓGICA E AS ABORDAGENS DE LEITURA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS: POSSÍVEIS ENCONTROS E DESENCONTROS
Amanda Chiaradia Magalhães, Vanessa Cristina Girotto
645-649
PDF
CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Crislainy de Lira Gonçalves
650-654
PDF
PROMOÇÃO DA CULTURA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Maria José Diogenes Vieira Marques José Diogenes Vieira Marques, Liciane Mateus da Silva
655-660
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA “O MESTRE IGNORANTE: CINCO LIÇÕES PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL” DE RANCIÈRE PARA A REFLEXÃO EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
661-665
PDF
UMA LEITURA SOBRE ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELACIONANDO EXPERIÊNCIAS
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez
666-670
PDF
A LITERATURA E SEU PAPEL MEDIADOR FRENTE À APROPRIAÇÃO DO ATO DE LER
Nathalia Martins, Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Sandra Aparecida Pires Franco
671-675
PDF
O ATO DE LER: UMA PERSPECTIVA MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICA
Nathalia Martins, Rosangela Miola Galvão de Oliveira, Sandra Aparecida Pires Franco
676-679
PDF
VIDAS ESFACELADAS: A HISTÓRIA DE UMA MORADORA DE RUA
Márcia Aparecida Amador Mascia
680-684
PDF
MEMORIAL DOS SENTIDOS EM CRÔNICAS E ARTE: A INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE
Fernanda Maria Macahiba Massagardi
685-692
PDF
NAVEGANDO ENTRE DOIS UNIVERSOS: ÁGUAS QUE ESPRAIAM NO POSSÍVEL
Fernanda Maria Macahiba Massagardi
693-699
PDF
MODOS DE FALAR DE CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EM BUSCA DE INDÍCIOS QUE CARACTERIZEM LINGUAGENS SOCIAIS DAS CRIANÇAS
Adriana Santos da Mata
700-704
PDF
JOÃO KÖPKE E ARNALDO BARRETO: UM ENCONTRO MEDIADO PELO MÉTODO ANALÍTICO PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA
Maria das Dores Soares Maziero, Norma Sandra de Almeida Ferreira
705-710
PDF
VIRANDO A PÁGINA: CRIANÇAS E A FRUIÇÃO ARTÍSTICA DO LIVRO DE IMAGEM
Natália Helena de Barros Mazon
711-715
PDF
DE OLHO NO MUNDO EDITADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE BENS MIDIÁTICOS
Juliana Pádua Silva Medeiros
716-720
PDF
LER EM VOZ ALTA OU LER EM SIÊNCIO? O TEMA DO ENSINO DA LEITURA NO DISCURSO PEDAGÓGICO PRODUZIDO NA DÉCADA DE 1930
Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros
721-725
PDF
QUANDO A LEITURA PUNGE
Maximiano Martins de Meireles
726-729
PDF
MENINAS NÃO ACREDITAM EM PRINCESAS NEGRAS
Petronilha Alice Almeida Meirelles
730-734
PDF
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO INTER/TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Valdivina Telia Rosa de Melian
735-739
PDF
ALICE NUM PAÍS DE MARAVILHAS – RECONTOS ESCOLARES
Darlize T. de Mello, Eliza Dias
740-743
PDF
DESEMPENHO DE LEITURA NA PROVINHA BRASIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E O ENSINO DE LEITURA
Darlize Teixeira de Mello
744-748
PDF
NAS DOBRAS DAS COMPOSIÇÕES, OUTRAS PALAVRAS
Alessandra Melo, Alik Wunder, Davina Marques
749-756
PDF
A BIBLIOTECA PÚBLICA E OUTROS ESPAÇOS DE LEITURA NO FAZER HISTÓRICO: GENERALIZAÇÃO E PARTICULARIDADES
Keila Matida de Melo
757-766
PDF
INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: ESTADO DA ARTE
Sand Mayara Giacomelli de Melo, Maria Betanea Platzer
767-770
PDF
O ENSINO DA ESCRITA ALFABÉTICA NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALFA E BETO
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Nayanne Nayara Torres da Silva, Alexsandro da Silva
771-775
PDF
DOBRAS E DESDOBRAMENTOS DA LEITURA NA EJA
Leidinalva Amorim Santana das Mercês, Lúcia Amorim Santana
776-778
PDF
“MEU PRIMEIRO VIOLINO” E A EXPERIÊNCIA DE NOVOS LEITORES NO CAMPO MUSICAL PARA A DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO MUSICAL EM JOINVILLE – SC
Pedro Romão Mickucz, Taiza Mara Rauen Moraes
779-784
PDF
CYBERBULLYING: UM RELATO SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR
César Augusto do Prado Moraes
785-789
PDF
O SÊMEN ANALFABETO E A LEITURA GLAMOURIZADA: NOVOS MITOS DO LETRAMENTO EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS
Micheline Moraes
790-793
PDF
QUEM CALA (CON)SENTE? REFLEXÕES POSSÍVEIS SOBRE O SILÊNCIO DE ALGUNS PERSONAGENS DO CINEMA A PARTIR DE IDEIAS DE WALTER BENJAMIN
Micheline Moraes
794-798
PDF
AS FAN PAGES DO FACEBOOK ENSINANDO COMO AGIR SOBRE SI MESMO PARA SER FELIZ E ALCANÇAR O SUCESSO
Lauren Carla Escotto Moreira, Angela Dillmann Nunes Bicca
799-805
PDF
OS GÊNEROS TEXTUAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO CURRÍCULO-RÉGUA E A POTÊNCIA DE OUTROS SENTIDOS PARA “COMUM” NOS CURRICULOSDIFERENÇA
Priscila dos Santos Moreira, Suzany Goulart Lourenço
806-810
PDF
UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MORAL
Juçara Gomes de Moura, Maria Aparecida Lopes Rossi
811-815
PDF
A CIRANDA DE LEITURA COMO PRÁTICA DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marianne da Cruz Moura, Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, Neyse Siqueira Cardoso
816-820
PDF
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA METODOLOGIA DA PESQUISA: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR – EM FEIJÓ E TARAUACÁ/ACRE, EM 2016
Rossilene Brasil Muniz, Valda Inês Fontenele Pessoa
821-822
PDF
LEITURA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Francielle Pereira Nascimento, Marta Silene Ferreira Barros
823-827
PDF
GESTÃO E ESTRUTURA ESCOLAR PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS
Iracema Santos do Nascimento
828-832
PDF
PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Jussara Cassiano Nascimento
833-837
PDF
DA CAVERNA À SALA-CELA, ATRAVÉS DO ARCO DOS FALSOS TRIUNFOS
Maria José de Oliveira Nascimento
838-847
PDF
E SE HOUVESSE DISCRIMINAÇÃO NO BRASIL? O CRISTO NEGRO DE ARIANO SUASSUNA E O RACISMO À BRASILEIRA
João Evangelista do Nascimento Neto
848-852
PDF
QUANDO NASCE UM MITO: DIÁLOGO ENTRE O SORRISO DA ESTRELA, DE ALEILTON FONSECA, E A MENINA DE LÁ, DE GUIMARÃES ROSA
João Evangelista do Nascimento Neto
853-856
PDF
TEORIAS SOBRE LEITURA: DOBRAS E DESDOBRAS COMPARTILHADAS POR FREIRE, PROUST E BENJAMIN
Maria Aurora Neta
857-865
PDF
SETE DESDOBRAMENTOS DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Rosangela Maria de Almeida Netzel, Marilu Martens Oliveira
866-870
PDF
POEMA, LUGAR DE MEMÓRIA NAS POESIAS DE SOPHIA ANDRESEN E CONCEIÇÃO PARANHOS
Juliana de Souza Gomes Nogueira
871-874
PDF
O PNBE E A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marília Forgearini Nunes
875-880
PDF
LEITURA DE MUNDO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA CAPACIDADE A SER DESENVOLVIDA POR TODOS OS ATORES
Anaís Andrea Neis de Oliveira, Maria de Lourdes Bernartt, Taize Giacomini
881-885
PDF
A REESCRITA DE TEXTOS COMO FORMA DE DESENVOLVER O CONHECIMENTO METACOGNITIVO DO ESTUDANTE
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira
886-889
PDF
OS GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS NA PROVA BRASIL: COMO É AVALIADA A COMPREENSÃO LEITORA DO ESTUDANTE
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira
890-896
PDF
A PESQUISA “ALB: MEMÓRIAS” E A BIBLIOTECA ESCOLAR
Larissa de Souza Oliveira
897-902
PDF
O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS TIC
Luciana Oliveira
903-907
PDF
A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA INFANTIL: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Marta Regina Furlan de Oliveira, Jaqueline Delgado Paschoal Paschoal
908-911
PDF
O TRABALHO DOCENTE NOS ESPAÇOS FORMATIVOS E A BUSCA DE NOVOS HORIZONTES PEDAGÓGICOS VOLTADOS À EMANCIPAÇÃO HUMANA
Marta Regina Furlan de Oliveira
912-915
PDF
OBSERVAÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO: LEITURAS DE MUNDO E SEUS DESDOBRAMENTOS
Mirian Menezes de Oliveira
916-919
PDF
ENSINO DO DEBATE REGRADO NO LIVRO DIDÁTICO: PROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Patrícia Tavares Cruz Oliveira
920-933
PDF
OS GÊNEROS TEXTUAIS DESFILAM NA PASSARELA DA LEITURA: UM RELATO DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LETRAS DA PLATAFORMA FREIRE
Solange Montalvão de Oliveira, Sandra Aparecida Lima Silveira Farias
934-938
PDF
IDENTIDADES, MEMÓRIAS E ‘LEITURAS DE SI’: OS LETRAMENTOS POSSÍVEIS NOS CADERNOS REFLEXIVOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJ
Fabrícia Vellasquez Paiva
939-944
PDF
LINHAS, LEITURAS, HISTÓRIAS: ESPAÇOS (RENOVADOS) DE CONTAÇÃO E DE CRIAÇÃO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Fabrícia Vellasquez Paiva
945-949
PDF
O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DA CRIANÇA POR MEIO DA LITERATURA: EXPRESSÕES DE LINGUAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Núbia Silvia Guimarães Paiva, Ana Luiza Bustamante Smolka
950-955
PDF
PIBID MEDIANDO OS UNIVERSOS DA LEITURA NOS UNIVERSOS ESCOLARES
Cleide J. M. Pareja, Rafael Moura de Moraes
956-962
PDF
EDUCAÇÃO E CINEMA: A ADOÇÃO NOS FILMES INFANTIS
Jaqueline Delgado Paschoal, Gilmara Lupion Moreno
963-966
PDF
O POETA E OS OLHOS DA MOÇA: A HISTÓRIA DE UMA CRÔNICA DE RUBEM BRAGA
Maria de Lourdes Patrini-Charlon
967-971
PDF
CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DIVERSOS DESDOBRAMENTOS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL
Jaqueline Cristina Massucato de Paula, Aline Aparecida Akamine
972-976
PDF
UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA LEITURA
Deline Farenzena Pelegrini
977-979
PDF
SER OU NÃO SER FORMADOR DE LEITORES: A LEITURA NAS DIFERENTES DISCIPLINAS ESCOLARES
Selma Costa Pena
980-984
PDF
A ELABORAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DIVULGADOS NA INTERNET E AS POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO COM LEITURA
Ângela Maria Pereira
985-989
PDF
NAS DOBRAS DO (IM)POSSÍVEL: UMA FORMAÇÃO HUMANIZADORA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
David da Silva Pereira, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
990-994
PDF
TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA: AMPLIANDO REPERTÓRIOS LEITORES
Glauce Maciel Barbosa Pereira
995-999
PDF
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA LITERATURA INFANTIL: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE LIVROS INFANTIS QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS
Silvana Dias Cardoso Pereira, David da Silva Pereira
1000-1004
PDF
UMA NARRATIVA SOBRE AVALIAÇÃO EXTENSIVA: CERCEAMENTO DO TRABALHO DOCENTE
Valda Inês Fontenele Pessoa, Rossilene Brasil Muniz
1005-1008
PDF
ARTE DA ILUMINURA E CULTURA VISUAL NO ISLÃ IRANIANO
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
1009-1015
PDF
A EXPERIÊNCIA DE UMA TRAVESSIA NO CURSO DE LICENCIATURA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: NAVEGANDO NAS DOBRAS DO (IM) POSSÍVEL
Fabiana de Freitas Pinto, Cláudio Gomes da Victória
1016-1019
PDF
OS DISCURSOS VEICULADOS EM DOIS ROMANCES DA COLEÇÃO MENINA E MOÇA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA
Mariane Sousa Pinto, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Sousa
1020-1024
PDF
RESGATE DA LEITURA NA ERA MINIMALISTA: ESTRATÉGIAS ALIADAS A GÊNEROS
Viviane Aparecida Ferreira Pinto
1025-1030
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA E COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ACOMPANHAMENTO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO
Viviane Aparecida Ferreira Pinto, Nájela Tavares Ujiie
1031-1035
PDF
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA
Verônica Maria de Araújo Pontes
1036-1040
PDF
“PAI NATAL” E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO LEITORA
Verônica Maria de Araújo Pontes
1041-1045
PDF
A RELEITURA DO CONSELHEIRO REAL SHAKESPEARIANO POR JOHN UPDIKE NO ROMANCE GERTRUDES E CLÁUDIO
Thiago Martins Prado
1046-1049
PDF
ENTRE O PRÍNCIPE E O CONSELHEIRO: DUAS LEITURAS SOBRE A FUNÇÃO DO TEATRO NA PEÇA HAMLET
Thiago Martins Prado
1050-1053
PDF
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A INCLUSÃO EDUCACIONAL: A PRÁTICA INCLUSIVA NAS DOBRAS DO IMPOSSÍVEL
Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Silvana Dias Cardoso Pereira
1054-1060
PDF
PAISAGENS SONORAS E NOTAS DISSONANTES NO DESENHO DE UMA POLÍTICA-MÁQUINA DE EXPRESSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Riziane Costa Prates
1061-1065
PDF
A PRODUÇÃO DE TEXTO ATRAVÉS DO CONTO E RECONTO: A LEITURA DE NARRATIVAS COMO FOCO PRINCIPAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Lúcia Cristina Azevedo Quaresma, Simone de Jesus da Fonseca Loureiro
1066-1069
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA A PARTIR DOS CONTOS DE WALCYR MONTEIRO
Lúcia Cristina Azevedo Quaresma, Simone de Jesus da Fonseca Loureiro
1070-1073
PDF
TECENDO POESIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
1074-1079
PDF
A HISTÓRIA DE LINO E OS DESDOBRAMENTOS COM A PERDA
Gabriella Santos Ramalho, Gisele Maria Costa Souza
1080-1084
PDF
OS DESAFIOS DE OUVIR AS CRIANÇAS: O USO DA FOTOGRAFIA COMO UMA POSSIBILIDADE
Priscila Domingues de Azevedo Ramalho
1085-1089
PDF
ALFABETIZAÇÃO: NA BUSCA DO (IM)POSSÍVEL E NA DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE
Patrícia Maria Guarnieri Ramos
1090-1094
PDF
O USO DO GÊNERO TIRINHAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO A COMPETÊNCIA LEITORA
Valéria Barbosa de Resende, Tássia Teixeira
1095-1102
PDF
QUEM SOU QUANDO LEIO O TEXTO DO MEU ALUNO PODE TRANSFORMAR A RELAÇÃO DELE COM A ESCRITA
Heloana Cardoso Retondar
1103-1107
PDF
ENFRENTAMENTO DO PRECONCEITO CONTRA HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: (IM)POSSIBILIDADES E LIMITES
Marcelo Martins Rezende, Anna Maria Lunardi Padilha
1108-1112
PDF
QUANDO A LEITURA ENCONTRA A SALA DE AULA: (DES)ATANDO NÓS
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Angélica Silvestre Pereira Ferreira
1113-1117
PDF
ENGENHARIA DIDÁTICA: DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA À FRUIÇÃO DO TEXTO
Luiz Antônio Ribeiro, Aurélio Takao Vieira Kubo
1118-1122
PDF
PRÁTICAS DE ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Juliano Guerra Rocha
1123-1129
PDF
SOBRE A POSSIBILIDADE DE PENSAR EM PRÁTICAS EXITOSAS EM ALFABETIZAÇÃO: O QUE REVELAM OS PROFESSORES?
Marcelle Pereira Rodrigues, Ana Claudia dos Santos Abreu
1130-1134
PDF
A PUBLICIDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA PROMOVENDO APRENDIZAGENS SOBRE HOMENS E MULHERES NEGROS/AS
Sidney Faria Rosa, Angela Dillmann Nunes Bicca
1135-1141
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA WEB: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS “MENSAGENS COMPARTILHADAS” PELO FACEBOOK
Pâmela da Silva Rosin
1142-1147
PDF
O ENSINO DA ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCREVER PARA QUEM?
Maria Aparecida Lopes Rossi, Juçara Gomes de Moura
1148-1152
PDF
PRÁTICAS DE LEITURA NOS SUBPROJETOS PIBID
Isabele Candiotto Sacilotto, Laura Noemi Chaluh
1153-1157
PDF
A MEDIAÇÃO DOCENTE NO DESDOBRAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Heloisa Toshie Irie Saito, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Maria de Jesus Cano Miranda
1158-1162
PDF
EDUCAÇÃO E LITERATURA: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Marly Amarilha
1163-1166
PDF
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PRÁTICAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: BIBLIOTECA AMBULANTE E LITERATURA NAS ESCOLAS – BALE
Diana Maria Leite Lopes Saldanha
1167-1171
PDF
O QUE DIZEM E PENSAM AS CRIANÇAS SOBRE LER, SOBRE ESCREVER, OS FAZERES E APRENDERES NO COTIDIANO DA ESCOLA
Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Carla Patrícia Acioli Lins, Maria das Graças Soares da Costa
1172-1175
PDF
A LEITURA NA SALA DE AULA EM SUAS PLURAIS MANIFESTAÇÕES: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE CHARTIER
Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Campos
1176-1180
PDF
PARA ALÉM DO TEXTO ESCRITO: AS INFINITAS MANIFESTAÇÕES DE LEITURA NO UNIVERSO DA BIBLIOTECA
Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Campos
1181-1184
PDF
LITERATURA DRAMÁTICA NO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO
Jaime dos Reis Sant'Anna
1185-1189
PDF
NO ESCURINHO DO CINEMA, NO CAMPINHO DE TERRA: UMA ABORDAGEM SOCIOESTILÍSTICA DA ADAPTAÇÃO DO ROMANCE MENINOS DE KICHUTE, DE MÁRCIO AMÉRICO, PARA O FILME HOMÔNIMO DE LUCA AMBERG
Jaime dos Reis Sant'Anna
1190-1194
PDF
LEITURAS NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO E JOVENS E ADULTOS: TRANSBORDAMENTOS NAS/DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Adriana Cavalcanti dos Santos
1195-1199
PDF
NAS DOBRAS DAS PRÁTICAS DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS
Andréa Pereira dos Santos
1200-1209
PDF
NÃO ME ESQUEÇA NUM CANTO QUALQUER: MATERIAIS ESCOLARES COMO GRAFIA-IMAGENS REVELANDO A CULTURA ESCOLAR
Cleane Aparecida dos Santos
1210-1215
PDF
A RELAÇÃO TEXTO-VIDA NA LEITURA LITERÁRIA: O CONFRONTO FICÇÃO-REALIDADE
Daliane do Nascimento dos Santos
1216-1220
PDF
LEITURA LITERÁRIA: O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO ESTÉTICA DO LEITOR NA RELAÇÃO TEXTO-VIDA
Daliane do Nascimento dos Santos
1221-1225
PDF
ALGUMAS METODOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE BACHARELADO DA FATEB
Donizeth Aparecido dos Santos
1226-1230
PDF
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DA LITERATURA NO ENSINO SUPERIOR
Donizeth Aparecido dos Santos
1231-1235
PDF
LIVRO DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NA OBRA DE ZALINA ROLIM
Fernanda Nunes dos Santos
1236-1242
PDF
PIBID E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Jaqueline Ramalho Nogueira Santos, Gilson Silva-Filho
1243-1247
PDF
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE ADOLESCENTES LEITORES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: O GÊNERO CARTA COMO ESPAÇO DA SUBJETIVIDADE
Leandro Alves dos Santos, Amelia Escotto do Amaral Ribeiro
1248-1252
PDF
“FELIZ DO HOMEM QUE SE CRIA NUMA CASA CHEIA DE LIVROS”: APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA REVISTA PAIS & FILHOS (1968-1980)
Liana Pereira Borba dos Santos
1253-1257
PDF
O LIVRO DIDÁTICO, O CÂNONE LITERÁRIO E O LEITOR ESCOLARIZADO
Oton Magno Santana dos Santos
1258-1261
PDF
AS PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS NA HISTÓRIA E OS PROCESSOS DE MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA VIDA
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
1262-1266
PDF
MARCAS DA MODA: LEITURAS (IN)VISÍVEIS SOBRE O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
1267-1271
PDF
APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA ERA DIGITAL
Sonia de Oliveira Santos, Dagoberto Buim Arena
1272-1277
PDF
EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E IMAGEM: UMA BREVE CONVERSA
Giovana Scareli
1278-1282
PDF
LIVROS “FORA DA CAIXA”: UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA
Ana Maria Moraes Scheffer, Márcia Mariana Santos de Oliveira Ramalho, Maiara Ferreira de Souza
1283-1287
PDF
POÉTICAS E CULTURAS INFANTIS EM MOVIMENTO: DESDOBRANDO IMAGENS
Adriana Alves da Silva
1288-1298
PDF
LER E ESCREVER: ATUAÇÃO DOS PROFESSORES COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Adriana Naomi Fukushima da Silva
1299-1304
PDF
OS ATOS DE LEITURA COM O FILME CORAÇÃO DE TINTA
Adriana Naomi Fukushima da Silva, Dagoberto Buim Arena, Sonia de Oliveira Santos
1305-1309
PDF
A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE) PENSANDO O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA INFÂNCIA
Andréa Gonçalves da Silva
1310-1315
PDF
RELATOS DE UM DEVIR OUTRO: ENCONTROS (IM)POSSÍVEIS COM GILBERT SIMONDON E GILLES DELEUZE
Antonio Almeida da Silva
1316-1324
PDF
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA TEXTUAL
Damares Souza Silva, Luciene Oliveira Costa Santos
1325-1329
PDF
FANTASIA E SUBVERSÃO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DO REAL
Dulciene Anjos de Andrade e Silva
1330-1334
PDF
O DESBRAVAR DO MUNDO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, EM PAUTA: A CARTA
Juliana Zanco Leme da Silva
1335-1344
PDF
ALB: MEMÓRIAS – UM PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO
Lilian Lopes Martin da Silva, Luciane Moreira de Oliveira
1345-1350
PDF
REPRESENTAÇÕES DE LEITURA EM MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY, E EM AS TRÊS MARIAS, DE RACHEL DE QUEIROZ
Márcia Cabral da Silva, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
1351-1355
PDF
COMO LEEM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Márcia Maria e Silva
1356-1361
PDF
MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcia Maria e Silva
1362-1366
PDF
LEITURAS SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS LABORATÓRIOS: GRADUANDOS(AS) EM BIOLOGIA SE PROPÕEM A “SÉRIOS" "DEVANEIOS"
Mariane Schmidt da Silva, Lucia de Fátima Estevinho Guido, Vinícius Abrahão de Oliveira
1367-1373
PDF
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
Marilene Dilem Silva, Cristina Lens Bastos Vargas, Tatiana da Silva Lopes
1374-1379
PDF
PEDAGOGIA DO VÉU OU GESTO E SILÊNCIO COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA
Renata Ferreira da Silva
1380-1388
PDF
LEITURA LITERÁRIA E CURRÍCULO ESCOLAR: DESDOBRAMENTOS E (IM)POSSIBILIDADES
Rogério Bernardo da Silva
1389-1393
PDF
A PRODUÇÃO E A LEITURA LITERÁRIAS NA PLATAFORMA WATTPAD: O RETORNO DO ROMANCE-FOLHETIM
Ruth Aparecida Viana da Silva, Claudine Faleiro Gill
1394-1397
PDF
MOVIMENTOS DE INVENÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POTENCIALIZADOS PELAS IMAGENS-CINEMA: DO NECESSÁRIO AO EXTRAORDINÁRIO
Sandra Kretli da Silva, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
1398-1402
PDF
A FORMAÇÃO DO MEDIADOR DE LEITURA: PORQUE O LIVRO DO PNBE EXISTE PARA SER LIDO
Sayonara Fernandes da Silva, Marly Amarilha
1403-1408
PDF
O LIVRO DIDÁTICO DIGITAL E AS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DO LEITOR
Therêncio Corrêa da Silva
1409-1414
PDF
LEMBRANÇAS DA ESCOLA E O RETORNO A SI: APRENDENDO A MORAR E A INSCREVER NA ALMA
Carlos Roberto da Silveira
1415-1419
PDF
UMA COMUNICAÇÃO BABÉLICA: A CARTA SEM RESPOSTA
Eduardo Silveira
1420-1430
PDF
CONTADOR DE HISTÓRIAS – TEXTO, CORPO E VOZ, EM PERFORMANCE
Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
1431-1435
PDF
PONTENCIALIDADES DO REGISTRO ESCRITO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA PARTICIPANTES DO PIBID UFSCAR
Heloisa Chalmers Sisla, Márcia Regina Onofre
1436-1441
PDF
LEITURA E ESCRITA NA AMAZÔNIA: MODOS DE SER E DE FAZER
Eliane Pereira Machado Soares
1442-1445
PDF
POR ENTRE SABUGOS E LINHAS DE LÃ, LOBATO: UMA REINVENÇÃO DE SI
Carolina Gonçalves Souza
1446-1449
PDF
UMA OFICINA EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DAS POLÍTICAS DA ESCRITA, DE JACQUES RANCIÈRE
Carolina Gonçalves Souza, Eliane Aparecida Bacocina
1450-1454
PDF
MEDIAÇÃO DA LEITURA E RECEPÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cláudia Mara de Souza
1455-1460
PDF
MEMÓRIA E IDENTIDADE FRANCISCANA A PARTIR DA LEITURA DO ACERVO DE OBRAS RARAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Cleonice Aparecida de Souza
1461-1464
PDF
CRIANÇAS QUILOMBOLAS: SUJEITOS (IN)VISÍVEIS NAS “DOBRAS DO IMPOSSÍVEL”
Márcia Lúcia Anacleto de Souza
1465-1469
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Maria Geiziane Bezerra Souza, Alexsandro da Silva
1470-1474
PDF
A LEITURA DE LITERATURA: MEMÓRIA E ESCRITA NA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS
Marta Lima de Souza
1475-1479
PDF
UM ESTUDO DE CASO EM MOÇAMBIQUE: LEITURA DE TEXTOS LÍRICOS POR JOVENS DO II CICLO
Telma Amorgiana Fulane Tambe, Aline Silveira Tasmerão
1480-1484
PDF
LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO FERRAMENTA DE ACESSO À LITERATURA INFANTIL
Ana Lúcia Hermosilla Tamura
1485-1489
PDF
ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO LEITOR E CONSUMIDOR EM FLAN: O JORNAL DA SEMANA (1953)
Aline Silveira Tasmerão, Telma Amorgiana Fulane Tambe
1490-1495
PDF
HISTÓRIAS PARA NÃO DORMIR
Mona Lisa Bezerrra Teixeira
1496-1500
PDF
CRÔNICAS DE RUBEM BRAGA: UM DIÁLOGO SOBRE A VIDA E SUSTENTABILIDADE COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Gama Temporim, Rachel Santana Torres Poloni, Simone Machado de Athayde
1501-1505
PDF
LEITURAS LITERÁRIAS: ALEGRIAS, DESCOBERTAS E CURIOSIDADES DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Gama Temporim
1506-1508
PDF
LETRAMENTO ACADÊMICO E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS: ESTUDO DO CASO DOS ALUNOS DO 8º SEMESTRE EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UNIDADE BAGÉ, RS
Tânia Toffoli, Veronice Camargo da Silva
1509-1515
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DOS DIÁRIOS E PORTFÓLIOS NO PROCESSO DE REFLEXÃO CRÍTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO
Cleonice Maria Tomazzetti, Márcia Regina Onofre
1516-1518
PDF
ENTRE A LEITURA E A ESCRITA: O DIALOGISMO NA PRODUÇÃO DE TEXTO COMO RESPOSTA A QUESTÕES
Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva
1519-1525
PDF
O TRABALHO COM FILMES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FRAGMENTOS DO DISCURSO DOCENTE
Lorena Bischoff Trescastro
1526-1531
PDF
A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL TECENDO AS REDES DE SABERESFAZERES, COMPONDO O CURRÍCULO NOS ESPAÇOSTEMPOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Cristina Lens Bastos de Vargas, Marilene Dilem da Silva, Gilson Silva Filho
1532-1537
PDF
EM MEIO AO OCEANO DIGITAL... O MUNDO EM NOSSAS MÃOS!?
Luciana Velloso
1538-1542
PDF
CAMINHANDO POR PAISAGENS, LEITURAS E ESCRITAS: PRÁTICAS MENORES
Flávia Priscila Ventura, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
1543-1546
PDF
(DES)DOBRAS DE NARRAÇÃO TRANSMÍDIA: SUPERMAN E A EDUCAÇÃO
Andrea Cristina Versuti, Daniel David Alves da Silva, Daniella de Jesus Lima
1547-1551
PDF
QUANTO TEMPO NOS RESTA? DOBRAS E DESDOBRAS DO/SOBRE O TEMPO
Marcelo Vicentin, Isabel Cristina dos Santos Rodrigues, Kátia Batista de Medeiros
1552-1556
PDF
QUEM FALTA, FAZ REALMENTE FALTA
Marcelo Vicentin, Isabel Cristina dos Santos Rodrigues
1557-1561
PDF
SARAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESDOBRAMENTOS DOS SENTIDOS DA LEITURA NA ESCOLA
Karina Mayara Leite Vieira
1562-1565
PDF
TRAJETÓRIAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
1566-1570
PDF
OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: (IM)POSSIBILIDADES E SABERES DOCENTES
Juliana Cássia de Souza Yamaguti, Filomena Elaine Paiva Assolini
1571-1575
PDF
ANÁLISE DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Aline Gasparini Zacharias, Andréia Osti
1576-1580
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários